O governo do país espera que as pessoas plantem mudas como uma contribuição patriótica para ajudar a mitigar as mudanças climáticas
O Quênia tem um plano ambicioso de plantar 15 bilhões de árvores até 2032, e, para atingi-lo, anunciou que este mês de novembro terá um novo feriado para um dia nacional de plantação.
“O governo declarou feriado especial na segunda-feira, 13 de novembro de 2023, durante o qual se espera que o público de todo o país plante árvores como uma contribuição patriótica aos esforços nacionais para salvar o nosso país dos efeitos devastadores das mudanças climáticas”, disse o ministro do Interior, Kithure Kindiki, em comunicado oficial postado no X (ex-Twitter).
O Ministério do Meio Ambiente, Mudanças Climáticas e Florestas do Quênia informou que fornecerá mudas de árvores para o que considerou ser “uma demonstração sem precedentes de compromisso do governo” com as suas obrigações de ação climática.
“É um momento para os quenianos se solidarizarem na defesa do nosso ambiente, é um dia de contribuição do ‘beija-flor’, de todos nós nos unirmos para combater a crise do clima”, comentou a ministra Roselinda Soipan Tuya.
Atualmente, a cobertura florestal do país africano é de cerca de 7%, e as autoridades reservaram mais de US$ 80 milhões (aproximadamente R$ 389,3 milhões) para aumentá-la para mais de 10%.
O presidente William Ruto afirma que o programa nacional de restauração da paisagem e dos ecossistemas é uma prioridade do seu governo. Seus planos, inclusive, foram elogiados pelo rei Charles III, que visitou a nação na semana passada. “Tendo plantado árvores durante a maior parte da minha vida, pensei que estava me saindo bastante bem, mas a sua ambição de plantar 15 bilhões de árvores faz-me admirar os seus esforços”, disse ele durante um banquete oficial.
Segundo o The Guardian, enquanto esteve no país, Charles plantou uma árvore na Casa do Estado em Nairobi e na floresta Karura.
Texto: Um só Planeta: