domingo,29 setembro, 2024

Logo depois de completar cem anos, Lupo lança inovações e ações para rejuvenescer a marca

No início do seu segundo século de vida, a fabricante de meias, pijamas, artigos esportivos e roupas íntimas Lupo reverencia a tradição, mas aposta, sobretudo, no futuro. Centenária desde 2021, inaugurou em 2022 o Espaço Lupo em Araraquara, cidade do interior de São Paulo onde foi fundada com o nome fantasia de Fábrica de Meias Araraquara. O espaço é um centro cultural com 750 m² destinado a preservar a memória da empresa, além de promover palestras, exposições sobre arte têxtil e eventos para escolas – que incluem visita à fábrica e às linhas de produção. Mas, de olho no futuro, a Lupo também investe nas tendências atuais da cultura pop, com ações como o lançamento da linha Urban, de meias com padronagem colorida, capazes de encantar até mesmo compenetrados executivos da Faria Lima em ternos bem cortados.

“Ser moderna e competitiva, acompanhar tendências”, eis a receita de Liliana Aufiero, presidente da Lupo e neta do fundador, Henrique Lupo. Para rejuvenescer a marca, a Lupo está presente em feiras de games e eventos de e-sports, os esportes eletrônicos com estrutura profissional gigantesca. A empresa é uma das patrocinadoras da paiN Gaming, maior organização de e-sports da América Latina. E está presente em esportes tradicionais. Itens da Lupo Sport, a linha de artigos esportivos, são fornecidos para os atletas participantes de corridas de rua em vários pontos do Brasil.

Ao mesmo tempo, a Lupo passou a focar na comunicação por meio das redes sociais com a campanha “Cola na Lupo”, lançada em meados de 2023 com um jingle nos canais da empresa. Era inverno e o slogan passou a ser: “Bateu um frio? Cola na Lupo”. “Buscamos diálogo com tiktokers, a chamada Geração Z”, diz Liliana.

Mas não é só modernidade via marketing. No momento, a empresa estrutura um espaço para abrigar o Lupo Lab, um celeiro de startups. Alguns projetos já saíram de parcerias com algumas dessas empresas, caso do checkout móvel para os pontos de venda da marca. O atendente fecha a venda e emite a nota fiscal em qualquer local da loja. Saiu também de uma parceria a Fast Lupo, plataforma de logística para otimizar a distribuição de produtos para os pontos físicos e para os compradores online. Inteligência artificial, já usada no atendimento ao consumidor, poderá ser estendida a outras tarefas para integrar vendas ao ritmo de produção. Inovação e Visão de Futuro são os dois desafios nos quais a Lupo se coloca em primeiro lugar no setor.

Uma grande questão a ser vencida, segundo Liliana, veio da aquisição de duas fábricas no Ceará, uma em Pacatuba e outra em Maracanaú, ambas na região metropolitana de Fortaleza. A primeira tem 50 mil m² de área construída, 736 funcionários e integra uma das estratégias de investir em linhas de moda esportiva, pijamas e underwear masculina. A outra, de 25 mil m², abriga operações de tecelagem, tinturaria, acabamento e estamparia de malhas. Tem capacidade para tecer 600 toneladas de malha por mês. Esta última operação foi oficialmente concluída em janeiro de 2023, depois de aprovada pelo Cade, em dezembro de 2022. A empresa tem ainda fábricas em Itabuna (BA) e Araraquara (SP), onde está também a sede.

Foi preciso integrar fábricas distantes com culturas, habilidades e necessidades diferentes. “Desenvolver políticas aderentes a essas diversidades é a tarefa mais difícil”, diz a presidente da Lupo. “Ainda nos desafia a cada instante com problemas dos mais variados.”]

Por Silvia Kochen

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