O AL5 Bank nasceu a partir de uma visão estratégica atenta às mudanças na economia brasileira. A iniciativa de criação da empresa está diretamente relacionada à oportunidade dentro da cadeia de relacionamento da AMAGGI, a maior empresa brasileira de produção de grãos e fibras, presente em todas as regiões do Brasil e com escritórios no Paraguai, Argentina, Holanda, Noruega, Suíça, China e Singapura.
A AMAGGI atua em quatro grandes áreas de negócios: Agro, Commodities, Logística e Operações e Geração e comercialização de energia. O AL5 Bank surge como mais um braço financeiro da companhia. Clariana Weiss, gestora de produtos e tecnologia do AL5, explica: “Ele atende a uma vertical de negócios que complementa a atuação da AMAGGI, com suporte financeiro e crédito aos agricultores. Também temos uma linha de investimentos não só para os atores do ecossistema da AMAGGI, como produtores e fornecedores, mas também abrimos esse leque para o ecossistema do agronegócio.”
Segundo ela, o ecossistema não é apenas o produtor rural, mas todos os envolvidos no setor. O AL5 nasceu do entendimento de que esse produtor precisa de apoio.
O AL5 Bank não é uma instituição bancária digital comum. Seu objetivo é diferente. Ele atua como um agente apoiador de novos negócios dentro desse segmento, contribuindo para o desenvolvimento econômico e impulsionando o agronegócio no país. “Nosso foco é o crédito, é apoiar o produtor, a safra, as necessidades de capital de giro. O AL5 nasceu para dar suporte ao agronegócio”, declara.
O lema da AL5 é ‘Você sonha, nós CREDITAMOS’, porque para a AMAGGI fomentar o mercado no qual ela está inserida é de suma importância para o avanço do setor como um todo. “Nosso foco e missão é que o produtor rural tenha acesso ao crédito com menos burocracia e maior agilidade. Hoje, para ter uma ideia, quando o produtor vai a uma instituição bancária tradicional, ele espera de trinta a quarenta dias para conseguir um crédito. Aqui, fazemos isso em dois dias. Procuramos reduzir a burocracia e aumentar a agilidade porque conhecemos a história do produtor, o plantio e a safra em que ele trabalhou. É por meio desse conhecimento adquirido pela AMAGGI ao longo de mais de 45 anos que conseguimos facilitar a obtenção de crédito para ele”, relata Clariana.
A gestora de produtos e tecnologia do mais novo membro do grupo AMAGGI conclui ressaltando que o AL5 não é um banco, mas uma sociedade de crédito e financiamento para o setor do agronegócio, o que demonstra que o Brasil está muito à frente de vários outros países quando se trata do mercado financeiro.
Texto: Assessoria