Recursos serão destinados para a compra de 10 ventiladores pulmonares para o hospital São Lucas, em Lucas do Rio Verde.
O Hospital São Lucas, de Lucas do Rio Verde (MT), está entre os nove hospitais do país que vão receber ajuda financeira para abrir novos leitos com suporte ventilatório pulmonar, segundo anúncio feito nesta quinta-feira (24) pelo Ministério da Saúde.
A unidade de saúde vai receber R$ 143.616 mil para equipar 10 leitos com ventiladores mecânicos.
A liberação ocorreu para cinco estados, mas apenas um hospital em Mato Grosso receberá os recursos.
Foi autorizada a abertura de 61 leitos com a liberação de R$ 876 mil para a compra dos equipamentos. Outros estados, como Paraíba, Ceará, Minas Gerais e São Paulo, também vão receber os recursos.
Confira a lista da distribuição dos recursos para a compra dos ventiladores:
Mato Grosso – 10 ventiladores
Paraíba – dois ventiladores
Ceará – 12 ventiladores em dois hospitais
Minas Gerais – 12 ventiladores em três hospitais
São Paulo – 25 ventiladores em dois hospitais
A compra dos instrumentos vão auxiliar o Sistema Único de Saúde (SUS) a tratar pacientes que precisam de suporte de oxigênio.
Casos de Covid-19 no estado
De acordo com o boletim epidemiológico desta quarta-feira (22), em Mato Grosso, foram confirmados, 445.690 casos de Covid-19 e 11.826 mortes pelo coronavírus. Atualmente, estão internados 1.634 pacientes em enfermarias e Unidades de Terapia Intensiva (UTI) do estado.
O Hospital São Lucas, de Lucas do Rio Verde, para onde serão enviados os recursos da compra dos ventiladores pulmonares, está com a taxa de ocupação de leitos de UTI para pacientes com Covid-19, em 100%.
Outros 10 hospitais estão com a taxa de ocupação em 100% e não possuem mais vagas para tratar os pacientes. Já em todo o estado, a taxa de ocupação está em 79,14%, sendo assim, apenas 116 leitos estão disponíveis.
Em relação aos leitos de enfermaria, a taxa de ocupação está em 41%, com 596 leitos disponíveis.
fonte: G1