Mais de 120 mulheres participaram do lançamento do Sebrae Delas em Cáceres. Em todo estado, mais de 2 mil já foram impactadas pelas ações do programa
Mulheres donas de negócio e futuras empreendedoras do município de Cáceres (a 217,8 km de Cuiabá) se reuniram, na noite dessa quinta-feira (26.10), para transformar e propagar o empreendedorismo na região pantaneira. O encontro ocorreu durante o lançamento do ‘Programa Sebrae Delas’ na cidade, e conectou mais de 120 mulheres, no auditório da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura (Sematur).
Ao trabalhar temas voltados para os aspectos femininos, o Programa Sebrae Delas ampliou sua rede de apoio à mulheres empreendedoras com o lançamento do programa que prevê diversas ações e encontros voltados às empreendedoras do município e região.
“Estamos aqui com o objetivo de encorajar as mulheres que querem empreender, fortalecer aquelas que querem trilhar este caminho e, também apoiar as que desejam internacionalizar seus negócios. Observamos que o número de empreendedoras cresceu em Mato Grosso e hoje temos cerca de 146 mil mulheres a frente de negócios. Dentro desse número, 51% delas ainda acumulam a função com as atividades da casa, com a responsabilidade de gerir seus lares, ou seja, é um universo que não podemos ignorar. Por isso, este é um projeto de inclusão, aceleração e fomento do desenvolvimento profissional e do empreendedorismo feminino”, ressaltou Lélia Brun, diretora Superintendente do Sebrae/MT.
Segundo Lucimeire Dias, a rotina da maioria destas mulheres acabam por dificultar os caminhos necessários para o desenvolvimento do empreendedorismo.
“Geralmente, a mulher tem três turnos, às vezes até o quarto turno e isso torna o empreendedorismo mais desafiador para esse público. Por isso, neste evento, abordamos alguns assuntos, como mudanças de comportamentos, por exemplo, para que as mulheres possam olhar para si, e consigam empreender e fazer uma melhor entrega para seus clientes”, explicou a palestrante magna da noite.
Em Cáceres, o momento estreitou vínculos e criou novas expectativas de negócios para mulheres como Márcia Leopoldina, uma das participantes da roda de conversa.
“Esse momento superou minhas expectativas, poder contar com o Sebrae/MT, que me impulsionou e me deu um direcionamento fez com que eu tirasse minha venda. Coloquei o medo de lado e fui empreender”, declarou.
A história de empreendedorismo de Márcia, também é um exemplo de realidade que afeta milhares de mulheres no país. Após se separar do companheiro, se viu sozinha e responsável pela criação dos filhos e gestão da casa. Para dar conta dessas tarefas, ela começou o seu próprio negócio, vendendo água de coco, nas ruas de Cáceres. “Pra mim foi difícil começar a empreender, mas hoje digo que é maravilhoso. E a partir de hoje [lançamento do Sebrae Delas], as empreendedoras e as que querem empreender encontrarão uma Cáceres diferente daqui pra frente e eu estarei aqui para contribuir para isso, o mais importante é que todas cresçam juntas”, incentivou a empreendedora, que hoje é dona de uma cafeteria e confeitaria na cidade.
Sebrae Delas
A promoção de empreendedorismo igualitário, independente de gênero, está entre os fundamentos do Programa Sebrae Delas. A ação tem por objetivo promover a aceleração de empresas lideradas por mulheres, por meio da criação de espaços de formação.
O programa Sebrae Delas em Mato Grosso já impactou mais de 2 mil mulheres, em 2023. A ação trabalha os três pilares fundamentais para o desenvolvimento do empreendedorismo feminino: o ‘Eu’, que é o desenvolvimento da mulher na sua vida pessoal, carreira, família e outras áreas; o ‘Meu’, que envolve empresas e ideias de negócios; e o ‘Nós’, que faz a conexão dessas mulheres empreendedoras, a busca formar uma rede de cooperação de empreendedorismo feminino.
Por Assessoria de Imprensa do Sebrae/MT