O manejo florestal sustentável garante a conservação do meio ambiente e da biodiversidade e contribui para o sequestro de carbono, diminuindo os impactos do efeito estufa. Além disso, auxilia na redução das queimadas e do desmatamento ilegal e na geração de emprego para as populações locais.
A técnica que consiste na retirada de árvores maduras, que estocam grandes volumes de carbono em sua biomassa, evitando que essas árvores morram e se tornem fontes de emissão de carbono, é o tema do 12º episódio do podcast Conexão Indústria desta semana, que conversa com Frank Almeida, empresário e representante nacional do setor de base florestal.
Durante o programa, Frank destaca as etapas do manejo florestal sustentável e reforça que a prática é eficaz contra o desmatamento e atividades ilícitas. “Toda a madeira oriunda de uma área de manejo é legal e sustentável. Nos últimos anos, pelo menos quatro milhões de hectares de floresta deixaram de ser desmatados, deixaram de ter focos de incêndio nos últimos anos, afinal esse é o tamanho da área de manejo florestal em Mato Grosso e nesses locais há um monitoramento rigoroso”, afirma.
Além de empresário do setor de base florestal, Frank é presidente do Fórum Nacional das Atividades de Base Florestal (FNBF), vice-presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) e do Sindicato dos Madeireiros do Extremo Norte de Mato Grosso (Simenorte) e diretor do Centro das Indústrias Importadoras e Exportadores de Madeira de Mato Grosso (Cipem).
Ouça:https://open.spotify.com/embed/episode/31DBHVimYLqMYQwYBljf4t?utm_source=generator