Perto de comemorar um ano da compra do antigo Twitter, Elon Musk compartilhou nesta sexta-feira (27) uma retrospectiva com os índices do X sob sua gestão. Embora a publicação venha em tom de comemoração, ela mostra que, no geral, usuários gastam em média 7,8 bilhões de minutos na plataforma todos os dias, um número inferior aos 8 bilhões de minutos do ano passado. 

  • De acordo com outra postagem, essa de Linda Yaccarino, CEO do X, isso significa que um usuário médio passa 32 minutos/dia na plataforma; 
  • Além da queda no tempo gasto da rede, o levantamento indicou que o número de inscrições também diminuiu, indo de 2 milhões por dia em 2022 para 1,5 milhão este ano; 
  • A rede social observou ainda que os usuários Premium gastam três vezes mais tempo no X do que os usuários não pagantes — o que faz sentido, já que a empresa vem selecionando apenas assinantes qualificados para receber pelo seu conteúdo (no mês passado, o X pagou US$ 20 milhões a criadores); 
  • Segundo análise do TechCrunch, isso significa que o X sob a gestão Musk está crescendo em ritmo lento e o engajamento está diminuindo na mesma velocidade. 

Os números da análise do X, no entanto, diferem um pouco dos relatórios de outras empresas. A Apptopia, por exemplo, disse que os usuários do X passam apenas 16,9 minutos na plataforma — no ano passado, esse número era de 31,1 minutos por dia. 

Embora Yaccarino não tenha mencionado usuários ativos diários (DAUs) na atual postagem, ela já declarou em outra ocasião que o X possui cerca de 245 milhões de DAUs. De acordo com SensorTower, por outro lado, esse número caiu 16% em setembro de 2023, quando comparado com outubro de 2022.  

Recentemente, outra pesquisa, essa da Similarweb, também demonstrou que o X, na verdade, está em declínio. Segundo os dados, há uma queda no uso global da rede social, tanto na versão web quanto no aplicativo. O destaque ficou, contudo, para a comparação com 2021 (antes de Musk), quando o movimento de queda já estava acontecendo. Veja detalhes aqui! 

A divulgação dos números do X e comemorações frequentes de Musk e Yaccarino, mesmo com as análises negativas, sugere que a companhia está tentando pintar um quadro positivo para a empresa, principalmente após as mudanças radicais implementadas pelo bilionário. 

A gestão Musk estabeleceu uma demissão em massa, engavetamento da área de Confiança e Segurança e problemas técnicos frequentes na estabilidade da plataforma — sem mencionar a insatisfação de reguladores de todo o mundo com os esforços do X no combate à desinformação. 

Texto: Tamires Ferreira