sexta-feira,20 setembro, 2024

Carros autônomos da Cruise são banidos de São Francisco; entenda por quê

O Departamento de Veículos Motorizados da Califórnia disse que a empresa reteve imagens de um acidente que está sob investigação

Cruise, divisão da veículos autônomos da General Motors, foi proibida de operar na cidade de São Francisco, nos Estados Unidos. Na ordem de suspensão, à qual a Vice teve acesso, o Departamento de Veículos Motorizados da Califórnia (DMV, na sigla em inglês) pontuou que a empresa reteve imagens de vídeo de um acidente que aconteceu no início do mês.

Na ocasião, um pedestre ficou gravemente ferido ao ser atropelado duas vezes. Primeiro por um carro dirigido por motorista, que fugiu sem prestar socorro, e, na sequência, por um veículo da Cruise – a pessoa ficou presa embaixo dele e foi arrastada por cerca de 6 metros.

O DMV disse que seus representantes se reuniram com a montadora no dia seguinte ao acidente e viram vídeos capturados pelas câmeras até o momento em que o automóvel freia bruscamente. Mas ninguém mostrou as filmagens do que se deu na sequência. O órgão só soube do caso todo por meio de “outra agência governamental” e imediatamente solicitou as imagens para a Cruise, que entregou.

Segundo a Vice, a suspensão entra em vigor imediatamente, mas a empresa ainda poderá operar com um motorista de segurança no carro. O Departamento de Veículos Motorizados da Califórnia não especificou o ela deverá fazer para recuperar a licença, mas afirmou que a informou sobre essas etapas.

Em comunicado, Hannah Lindow, porta-voz da companhia, contestou a informação de que as imagens não foram entregues no primeiro momento. “Posso confirmar que Cruise mostrou o vídeo completo ao DMV no dia 3 de outubro e o reproduziu várias vezes.”

Ela complementou: “em última análise, desenvolvemos e implantamos veículos autônomos em um esforço para salvar vidas. No incidente que está sendo analisado pelo DMV, um motorista humano atropelou e fugiu tragicamente e empurrou o pedestre para o caminho do AV [veículo autônomo]. O AV freou agressivamente antes do impacto e, por ter detectado uma colisão, tentou encostar para evitar maiores problemas de segurança. Quando o AV tentou encostar, continuou antes de parar finalmente, puxando o pedestre para frente. Nossos pensamentos continuam com a vítima enquanto esperamos por uma recuperação rápida e completa”.

Texto: Renata Turbiani

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