Robôs já estão presentes em diversos setores e estudo quis entender se a presença deles deixa os trabalhadores menos cuidados

Trabalho em equipe é uma divisão de esforços, mas, quando seu parceiro é um robô, pode ser que você esteja mais confortável em deixá-lo com mais responsabilidades. É o que mostra um novo estudo da Universidade Técnica de Berlim: quando robôs se aliam aos humanos em uma tarefa, ficamos mais propensos a confiar no seu trabalho sem conferi-lo.

Robôs no trabalho

Os robôs já estão presentes em algumas áreas de trabalho, unindo forças com os humanos para realizar tarefas mais burocráticas. O estudo decidiu entender qual o impacto disso nos trabalhadores.

Para isso, um cenário simulado colocou funcionários reais para conferir se havia defeitos em placas de circuito. Metade dos participantes teve um robô chamando Panda como parceiro na tarefa, inspecionando as placas primeiro.

Os funcionários puderam ver e ouvir os robôs trabalhando e, depois, tinham que fazer sua parte.

Resultados

  • O trabalho em equipe pode motivar algumas pessoas a trabalharem, já que outras pessoas dependem dela. No entanto, quando o parceiro é um robô, isso muda.
  • estudo mostrou que os funcionários que acreditavam estar realmente trabalhando em conjunto com o robô detectaram menos defeitos na placa do que aqueles que trabalharam sozinhos.
  • Os pesquisadores chamaram esse fenômeno de “vadiagem social”, quando uma pessoa faz menos esforço em um trabalho em equipe do que em grupo, porque sabe que há outros realizando a tarefa.
  • O efeito ainda pode ter a ver com uma mudança de produtividade causado pelo compartilhamento de funções.

Limitações

De acordo com o site Euronews, uma das limitações do estudo é que os trabalhadores não realizaram as tarefas diretamente com os robôs, mas depois deles. Outro ponto é que todos sabiam que estavam sendo observados.

Na prática, o fenômeno deflagrado pelo estudo pode ter consequências maiores, como um equipamento danificado a ser usado em um avião, por exemplo.

Texto: Vitoria Lopes Gomez