sexta-feira,22 novembro, 2024

Empreendedor aposta no storytelling e fatura R$ 95 mil por mês com lanchonete inspirada em HQ

Loja conta com sanduíches originais, com ingredientes como barreado, picles de abobrinha e molho de pé de moleque, e usa enredo divertido com personagens de quadrinhos para engajar consumidores

Já imaginou se os alimentos que consumimos fossem personagens, com “mocinhos” e “vilões”? O curitibano Sidnei Ziekovski, 35 anos, decidiu unir a paixão pela comunicação e gastronomia e idealizou o Sandubinha do Bem, que começou como personagem de uma HQ no Instagram e acabou dando origem à lanchonete Sandubinhas, localizada em Pinheiros, na Zona Oeste de São Paulo. O local foi aberto em 2022, mas passou por uma reforma recente e foi reinaugurado em agosto deste ano. Com o ambiente reformulado, a loja teve um aumento de 100% na receita nos últimos dois meses, chegando aos R$ 95 mil por mês.

A história de Ziekovski com o empreendedorismo começou há sete anos, quando participou da fundação da escola de negócios Conquer. Há cerca de um ano, ele deixou a empresa, mas a vontade de empreender continuou. Antes mesmo de saber qual seria o seu novo negócio, já havia decidido que a comunicação seria o ponto principal da marca. “O storytelling é um dos grandes mecanismos de conexão e ampliação da mensagem com o público por meio da narrativa. Queria criar uma comunicação positiva e inusitada”, diz.

A ideia das tirinhas surgiu em meio à conversa com um amigo sobre as possibilidades para o seu novo negócio. “Tinha uma sanduicheria na nossa frente. Logo veio a ideia do Sandubinha do Bem. Surgiu o personagem, surgiu o ‘do bem’, o ‘do mal’. Naquele momento, eu já me encantei pela ideia”, lembra.

O esboço do personagem nasceu, mas Ziekovski não tinha as habilidades necessárias para dar vida a essa história. Começou a procurar cartunistas e encontrou o baiano Wesley Mercês Silva, conhecido por ilustrar as tirinhas do perfil do Instagram “As Crônicas De Wesley”. “Ele também se apaixonou, topou lançar a HQ na rede social e nos tornamos sócios da marca Sandubinha do Bem”, conta o empreendedor. Ele explica que as tirinhas e a lanchonete são duas marcas diferentes: o Sandubinha do Bem licencia os direitos de imagem para o restaurante, que tem como sócios Ziekovski e o amigo Mateus Araújo.

“A gente lançou o nosso personagem no online em fevereiro de 2022, e o sucesso foi estrondoso. Com a receptividade positiva, iniciamos a operação [da lanchonete] no final de agosto daquele ano”, conta. Segundo o empreendedor, o perfil do personagem hoje tem mais de 100 mil seguidores e uma taxa de engajamento de 20%, com direito a “declarações de amor”.

A operação inicial da lanchonete tinha foco no delivery e pouco espaço para atendimento presencial. Além da inspiração na HQ, o empreendimento ganhou um cardápio original, assinado por Vitor Bourguignon, vencedor de uma edição do programa MasterChef em 2019.

O cardápio inclui quatro lanches criados pelo chef: o Frango Caesar (R$ 32) inspirado na salada de mesmo nome; o vegano de Abobrinha (R$ 30), com picles de abobrinha, homus de beterraba e tabule; o Carne Maluca (R$ 34), que tem o barreado, uma carne de longo cozimento típica do Paraná, como ingrediente principal; e o Mignon Suíno (R$ 30), que conta com um molho agridoce feito de pé de moleque.

Sandubinha de abobrinha é opção de lanche para os veganos — Foto: Rodolfo Regini
Sandubinha de abobrinha é opção de lanche para os veganos — Foto: Rodolfo Regini

Já que o negócio estava dando certo, os sócios decidiram ampliar a loja. O serviço ficou parado por cinco meses e voltou a atender em agosto de 2023. A casa hoje comporta 26 pessoas e saiu de um design minimalista para um mais colorido. Também mudou o seu nome de Sandubinha do Bem para Sandubinhas — por ter incorporado um novo personagem à loja.

Lanchonete se manteve no mesmo endereço, porém com visual repaginado — Foto: Reprodução/Instagram
Lanchonete se manteve no mesmo endereço, porém com visual repaginado — Foto: Reprodução/Instagram

“Criamos a história de que o Sandubinha do Bem teria tido a sua conta do Instagram hackeada pelo Sandubinha do Mal, tudo isso para contar que eles virariam sócios na lanchonete”, conta Ziekovski. Por isso a decoração da loja se divide ao meio — do lado do protagonista temos cores claras e plantas, já o do antagonista tem um design industrial e luzes vermelhas.

A lanchonete sandubinhas fica localizada no bairro de Pinheiros e ganhou nova decoração — Foto: Divulgação
A lanchonete sandubinhas fica localizada no bairro de Pinheiros e ganhou nova decoração — Foto: Divulgação

O empreendedor acredita que o storytelling por trás da divulgação foi essencial para atrair clientes desde o início do negócio, o que se repetiu na reinauguração. Segundo ele, o público ficou “desesperado” para descobrir o desfecho da história. A novidade foi anunciada com uma batalha de vendas dos sanduíches que representavam cada um dos personagens, e foram vendidos mais de 500 quitutes.

Além da mudança do espaço, o restaurante ampliou o cardápio com lanches tradicionais, como X-Burguer (R$ 20) e X-Frango (R$ 27), que seriam novidades incorporadas pelo Sandubinha do Mal. “A inovação sozinha assusta, por isso trouxemos essas novas opções. É importante ter alimentos familiares para os clientes se sentirem motivados para experimentar o novo também”, explica. Apesar disso, segundo ele, os originais são os que mais vendem, em especial o Frango Caesar e o Carne Maluca.

Para Ziekovski, a reforma trouxe uma experiência mais imersiva em que o cliente pode escolher em qual ambientação prefere comer e ainda encontrar referências às tirinhas pelo local. Ele também acredita que o novo visual chama mais atenção das pessoas, em especial das crianças. Nos últimos dois meses, o faturamento cresceu em 100% em relação à outra loja, chegando a R$ 95 mil por mês. O objetivo é atingir R$ 1 milhão em um ano de operação.

“Temos o objetivo de se tornar uma das principais redes de fast casual do país, um local onde você possa comer bem, por um bom preço e ter um momento agradável”, conta. O fundador estuda possíveis locais para uma nova unidade, mas diz não ter pressa e manter o foco na qualidade da empresa. O empreendedor também tem planos para o personagem Sandubinha do Bem: devido ao seu histórico com à área da educação, pretende aproveitar as tirinhas para um momento de reforço escolar entre pais e filhos.

Texto:  Bianca Camatta

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