Do pedantismo do marketing tradicional de interrupção ao encanto do cliente. 

Já faz um pouco mais de um ano que a pandemia atingiu milhões de pessoas e mudou de uma vez por todas o modelo de negócio de tantas outras. Nas praças, catedrais e bares se discute o “novo normal”. 

A verdade é que toda dinâmica do mercado precisou se adaptar às novas demandas e definir novas forças para manter a resiliência. 

As pessoas foram para dentro de suas casas, o comércio fechou, as igrejas se adaptaram e as lojas precisaram migrar para o digital — assim como a educação e outros setores.

Acontece que o marketing tradicional é cheio de interrupções, mas no digital as pessoas não estão dispostas a trocar a sua atenção por propaganda. 

“Livrai-nos dos vendedores, amém” 

A verdade é que as pessoas odeiam interrupções. Elas sentem a presença de um vendedor a quilômetros de distância e se esquivam, mudam de rua, trocam de assunto. Ninguém assiste o Flamengo na final do Brasileirão para ver o Show do intervalo, é ilógico.

Sua atenção está depositada no entretenimento e na experiência. 

Seth Godin no seu livro ‘Isso é Marketing’, diz que a internet é o primeiro meio de massa que não foi feito para agradar os profissionais de marketing. Isso gera uma oportunidade para encontrar um caminho viável — e quiçá mais lucrativo. 

O verdadeiro poder do Inbound

Em 1996, quando a internet era um animal completamente diferente do que é hoje, Bill Gates escreveu um artigo intitulado “Content is King”. Foi publicado originalmente em seu site oficial e cunhou um assunto que nós conhecemos hoje por marketing de conteúdo. 

Ele diz que: 

“A maioria das oportunidades para outras empresas envolve a criação de conteúdo e divulgação de informações. Todas as empresas podem participar deste novo mercado, não existe empresa pequena demais.”

Segundo Bill Gates o conteúdo é a única forma de atrair a atenção do consumidor sem interromper sua atenção. O que a TV fez por muito tempo ao passar 80% do tempo exibindo conteúdo e só 20% vendendo algo de fato. 

O Inbound Marketing permite que as marcas cativem a atenção do cliente e ofereçam algo realmente útil. O resultado disso é uma campanha orgânica mais poderosa que qualquer banner e carro de som espalhados pelos bairros de sua cidade. 

Tipos de marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo pode ser feito de diversas formas e, para isso, é importante que você determine quais são os temas que seu potencial cliente prefere consumir. 

Aqui vão alguns exemplos mais comuns: 

  • Postagens em Blogs

Blogs são um ótimo exemplo de conteúdo de entrada, que permite promover postagens internas e externas por meio de links e botões de compartilhamento. Também representam uma oportunidade para que sua empresa seja encontrada através de mecanismos de pesquisa (SEO). É interessante consultar um profissional que o oriente nesta área.

  • Vídeos

Conteúdos em formato de vídeo se tornaram extremamente relevantes nos últimos anos. O truque para utilizar audiovisual em sua estratégia de marketing de conteúdo é torná-lo o mais atemporal possível, para que você não precise gastar continuamente com novas produções. 

  • Conteúdo em redes sociais

Não é novidade que as redes sociais vêm experienciando um crescimento exponencial, tornando imprescindível utilizar essas plataformas para se posicionar no mercado. Facebook, Instagram ou YouTube: escolha a rede que melhor conecta você e seus potenciais clientes.

  • Podcasts

Podcasts são uma excelente ferramenta para você explorar sua criatividade. Eles se apresentam como uma série de áudios, que podem ser acompanhados de vídeos ou não, lançados regularmente no formato de episódios. Esses episódios variam em duração e formato, sendo ótimos para oferecer informação e entretenimento.

  • E-Books

O objetivo de um e-book é educar, mas é importante que esteja coerente com o propósito da sua marca. Seu conteúdo deve seguir alguma estrutura narrativa e incluir um bom design visual.

  • Depoimentos

O depoimento é a comprovação de que seu produto gera transformação. Utilizar depoimentos de seus antigos e atuais clientes para falar sobre seus produtos ou serviços é uma ótima maneira de humanizar a sua empresa. É uma espécie de publicidade “boca a boca”, capaz de retirar objeções.

  • Webinars

Webinars são seminários online que você pode criar e hospedar para seu público. Eles podem ser ao vivo ou gravados (ou ambos), representando uma boa oportunidade de compartilhar sua perspectiva sobre um tema específico. 

  • Estudos de caso

Os estudos de caso descrevem o problema real de um cliente e como seu produto ajudou a resolver essa dificuldade. Conhecer uma história verídica sobre a experiência de um comprador satisfeito pode ser incrivelmente convincente.

  • Infográficos

As pessoas amam os infográficos pela simplicidade que proporcionam: são fáceis de ler e estão repletos de informação. Transformar informações complexas em algo mais inteligível é uma boa aposta.

Diversos tipos de conteúdo requerem interação com outros formatos. E-books, por exemplo, mesclam escrita e design. Conteúdos em redes sociais possuem várias combinações, criando ainda mais interação com os usuários. É uma gama de infinitas possibilidades, tornando o processo ainda mais divertido.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui