Medidas começam a valer respectivamente na quinta-feira e domingo. País mantém restrições em ambientes fechados, feiras livres e transporte público.
O uso de máscara ao ar livre não será mais obrigatório na França, e o fim do toque de recolher será antecipado, anunciou o primeiro-ministro francês, Jean Castex, nesta quarta-feira (16).
Veja os novos prazos anunciados pelo governo francês:
- A partir de quinta-feira (17): fim da obrigatoriedade de máscaras em ambientes externos, com algumas exceções (leia mais abaixo)
- A partir de domingo (20): o toque de recolher, que deveria durar até 30 de junho, será suspenso
Os anúncios feitos pelo chefe do governo foram possíveis graças à queda das contaminações por Covid-19 no país.
O fim do toque de recolher, antecipado em dez dias, não impedirá a manutenção dos protocolos sanitários para locais públicos e para a tradicional Festa da Música, celebrada em 21 de junho.
A máscara ao ar livre continua obrigatória em situações de aglomeração (filas, transportes, feiras livres, arquibancadas).
Eventos marcados para acontecer até 30 de junho continuam com medidas sanitárias rígidas: organização de shows apenas ao ar livre, limites de entradas em bares, restaurantes e comércio.
Os detalhes foram revelados após uma reunião Conselho de Ministros e do Conselho de Defesa presididos por Emmanuel Macron, nesta manhã.
Os torcedores do jogo de futebol França e Portugal, no dia 23 de junho, pela Eurocopa, também poderão aproveitar parte da flexibilização das medidas.
A França foi um dos últimos três países da Europa a impor um toque de recolher.
fonte: France Press