Startups têm apostado em ações de preservação do meio ambiente, como descarbonização e reciclagem. Dia da Natureza é comemorado nesta quarta-feira (4/10)
As chamadas greentechs e cleantechs, startups focadas em soluções ambientais, são aliadas da preservação do meio ambiente. Ao integrando tecnologia e inovação a práticas sustentáveis, é possível desde otimizar métodos de reciclagem até promover ações de descarbonização.
No Dia da Natureza, comemorado nesta quarta-feira, 4 de outubro, conheça algumas dessas empresas que atuam no Brasil e adotaram a sustentabilidade como modelo de negócio:
1. Recicla.Club
A Recicla.Club atua na gestão de resíduos para empresas, como materiais recicláveis, sucatas, lixo orgânico e até efluentes. Fundada por Priscila Faria, a startup atua com soluções de rastreabilidade dos resíduos, emissão relatórios de sustentabilidade e mais de 20 atividades correlacionadas à coleta, como emissão de certificados. Com o serviço, que funciona no modelo de assinatura, a Recicla.Club faturou R$ 4 milhões em 2022 e projeta chegar a R$ 9 milhões neste ano.
2. Recigases
A Recigases foi fundada por Jorge Colaço e atua na regeneração de gases refrigerantes, que são liberados tanto por usinas de energia quanto por geladeiras. Depois de recolhidos, esses fluidos são regenerados em laboratório, o que permite recuperar as suas características originais e reutilizá-los.
3.Trashin
A startup gaúcha Trashin atua com logística reversa e gestão de resíduos para grandes empresas. Fundada por Sérgio Finger, Gustavo Finger, Rafael Dutra, Renan Vargas e Daniel Petersen, em Porto Alegre (RS), em 2018, a empresa garante desde a coleta até a destinação correta do material para descarte ou reutilização. Os clientes conseguem acompanhar o trabalho da cleantech por meio de uma plataforma própria.
4. Ecomilhas
Fundada em 2019, a startup Ecomilhas desenvolve um programa de milhas urbanas focado na neutralização de carbono, a partir da venda de emissões de pessoas físicas para pessoas jurídicas. A empresa foi criada por Lucas Nicoleti, Gustavo Batista e Rairon Ferreira e recompensa os clientes que utilizam veículos alternativos que emitem menos poluentes. O sistema utiliza tecnologia blockchain para certificar as informações e encoraja os usuários a acumularem ecomilhas, que podem ser convertidas em descontos em lojas parceiras.
Texto:
Por Bianca Camatta e Shagaly Ferreira