Tecnologia semelhante ao ChatGPT resume e classifica informações vasculhadas na web
A Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos (CIA, na sigla em inglês) está prestes a lançar recurso semelhante ao ChatGPT, com o objetivo de auxiliar seus analistas na tarefa de rastrear e categorizar o gigantesco volume de informações disponíveis na web. A iniciativa intensifica ainda mais a concorrência entre os Estados Unidos e a China na corrida pelos investimentos em inteligência artificial.
“Passamos dos jornais e do rádio para os jornais e a televisão, para os jornais e a televisão a cabo, para a internet básica, para o big data, e isso continua acontecendo”, disse Randy Nixon, diretor de Open Source Enterprise da CIA, em entrevista à Bloomberg. “Temos que encontrar as agulhas no palheiro.” A divisão de Nixon planeja distribuir a ferramenta de IA às agências de inteligência dos EUA “em breve”.
Nixon disse que a ferramenta permitirá que os agentes procurem informações, façam perguntas de acompanhamento e resumam enormes quantidades de dados.
A CIA não especificou qual ferramenta de IA (se houver alguma) está usando como base para seu chatbot. Assim que a ferramenta estiver disponível, toda a comunidade de inteligência dos EUA, composta por 18 agências, terá acesso a ela. No entanto, os legisladores e o público não poderão usá-la.
Fonte: Época Negócios