Montadora deve acelerar a fabricação de suas marcas, incluindo a Lexus, divisão de luxo
A Toyota está planejando acelerar a produção de seus veículos elétricos nos próximos anos para atingir uma marca anual de mais de 600 mil EVs em 2025, segundo informou o jornal Nikkei. A fabricante deve focar tanto em seus modelos Toyota para isso, como na divisão Lexus, voltada para carros de luxo.
O que você deve saber:
- Conforme lembrou a Reuters, a Toyota anunciou anteriormente planos de vender 1,5 milhões de veículos elétricos anualmente até 2026 e 3,5 milhões, ou cerca de um terço do volume global atual, até 2030;
- O projeto de vendas faz sentido a partir das novas metas de produção, embora não tenham sido confirmadas pela empresa;
- No entanto, no ano passado, ela vendeu menos de 25 mil EVs, incluindo sua marca Lexus, em todo o mundo;
- Este ano, a empresa já aumentou sua produção para 150 mil elétricos — e o plano é alcançar os 190 mil já em 2024.
Em um cenário extremamente competitivo, a Toyota tem investido ‘pesado’ para não perder seu lugar de líder no mercado automotivo mundial, principalmente ante a briga acirrada entre a China e os EUA nas vendas de EVs.
Recentemente, por exemplo, a montadora japonesa anunciou um avanço histórico para baterias de elétricos. Ela desenvolveu um produto de estado sólido com autonomia de 1.200 km e carga completa em 10 minutos. A novidade foi revelada por Keiji Kaita, presidente do centro de pesquisa e desenvolvimento de neutralidade carbônica da empresa, e pode revolucionar o mercado de carros elétricos.
A fabricante disse que planeja ainda simplificar a produção de baterias, reduzindo o peso, custo e tamanho “pela metade”.
A Toyota, claro, não é a única mirando na evolução das baterias. A Stellantis, a terceira maior fabricante de automóveis do mundo em vendas, também comunicou há alguns dias planos para baterias 50% mais leves. Objetivo é melhorar a sustentabilidade.
Fonte: Olhar Digital