sexta-feira,20 setembro, 2024

Termômetro nas alturas: com previsão de temperaturas recordes, saiba como se proteger do calor intenso

Hidratação, se vestir adequadamente e protetor solar são imprescindíveis diante do calor intenso que afetará boa parte do país

Grande parte do Brasil deverá passar por uma intensa onda de calor nesta semana. Todas as regiões do país estão suscetíveis a temperaturas altíssimas, alertam Climatempo e Metsul. Hoje, as temperaturas máximas já chegam a 34ºC em São Paulo, 37ºC no Rio de Janeiro, 32ºC em Florianópolis e em Fortaleza, e a previsão é que elas subam durante a semana.

“As marcas esperadas entre esta semana e a próxima vão superar em muitos os valores médios históricos de temperatura máxima em todas as cinco regiões do país com alto potencial de quebras de recordes para o mês de setembro e talvez até absolutos”, alerta o Metsul.

Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Rondônia, Amazonas, Pará, Tocantins, Bahia, Piauí e Maranhão são Estados onde a temperatura máxima deverá chegar perto ou acima dos 40ºC, segundo a agência meteorológica.

As altas temperaturas podem trazer problemas para a saúde, como desidratação, insolação, queimaduras na pele e problemas respiratórios decorrentes do ar seco e poluição concentrada. Por isso, médicos e demais especialistas em saúde fazem alertas sobre medidas importantes para se proteger dos efeitos do calor intenso:

Hidratação é imprescindível

Beber a quantidade de água recomendada para a saúde (entre 2 e 3 litros por dia, a depender do peso e outras condições da pessoa) é importante em qualquer época, mas se torna ainda mais importante em períodos de muito calor.

Beber água é atitude básica, mas fundamental para amenizar os efeitos do calor — Foto: Justin Sullivan/Getty Images
Beber água é atitude básica, mas fundamental para amenizar os efeitos do calor — Foto: Justin Sullivan/Getty Images

“Altas temperaturas estão ligadas basicamente à desidratação. Por isso, se não houver hidratação adequada podem ocorrer sintomas como tonturas, desmaios, cansaço, palpitações, mal-estar e, em casos extremos, até a morte”, alerta a pediatra do Pronto Atendimento do Hospital Israelita Albert Einstein, Milena de Paulis.

Cuidados na exposição ao sol

É importante também evitar a exposição prolongada ao sol, principalmente nos horários de maior incidência solar, entre 10h e 16h. Manter-se em ambiente bem refrigerado ou ao menos com sombra é importante para não sofrer quedas de pressão ou mal estar pelo calor.

Outro cuidado que se torna ainda mais importante nesses períodos é o uso de protetor solar. Ele deve ser aplicado antes de sair de casa e toda vez que houver suor excessivo.

Vestuário leve e claro

Para quem precisa circular por aí debaixo do sol, é importante usar roupas leves que não intensifiquem ainda mais os efeitos do calor. Roupas de algodão e de cores claras são preferíveis, já que absorvem menos calor que as escuras. Óculos de sol e chapéus que protejam da incidência do sol sobre olhos e rosto também são recomendáveis, alertam as autoridades.

Pessoas com maior risco

Alguns grupos de pessoas devem tomar cuidados ainda mais rigorosos com a exposição ao calor. A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) alertam que crianças, idosos e pessoas com condições crônicas que requerem medicação diária são grupos de risco nesse sentido.

Cuidados com equipamentos de alívio ao calor

Ventiladores, ar-condicionado e umidificadores são geralmente usados para amenizar os efeitos de calor em ambientes fechados. Mas é preciso estar atento para as condições desses equipamentos, para que, em vez de ajudar, eles não acabem prejudicando ainda mais as pessoas.

Segundo as recomendações do Einstein, ventiladores devem ter as pás limpas, para que não espalhem pó pelos ambientes. Sistemas de ar-condicionado também devem ter seus filtros checados com frequência, e devem ser usados por poucas horas, ou podem secar ainda mais o ar e piorar alergias. Já os umidificadores podem facilitar a proliferação de mofo e ácaros se forem usados para além do recomendável.

Outros cuidados

Outras atitudes recomendadas por autoridades em saúde são:

  • Lavar as narinas com soro fisiológico algumas vezes ao dia;
  • Manter-se bem alimentado, mas dar preferência a refeições leves, principalmente à noite;
  • Usar lençóis de algodão ou de linho, porque eles esquentam menos e absorvem melhor o suor;
  • Evite bebidas alcoólicas e com elevado teor de açúcar. De preferência, beber apenas água e sucos naturais sem adição de açúcar;
  • Mantenha-se constantemente informado sobre a previsão do tempo e alertas de calor emitidos pelas autoridades da sua região.
360 News
360 Newshttp://www.360news.com.br
1º Hub de notícias sobre inovação e tendências da região Centro-Oeste e Norte do Brasil.

LEIA MAIS

Recomendados