sexta-feira,22 novembro, 2024

Programa de capacitação em smart cities lança módulo imersivo

Módulo online oferece 160 horas de formação executiva em cidades inteligentes

Referência em capacitação profissional e formação executiva em cidades inteligentes, o programa Smart City Expert está lançando o módulo imersivo “Trilhas Setoriais das Cidades”, com início das aulas online no dia 18 de setembro. Ao todo, são 160 horas de aulas síncronas e 48 horas de visitas técnicas. O corpo docente é formado por especialistas como Silvio Barros, ex-prefeito de Maringá (PR), consultor em sustentabilidade e gestão participativa; Marcus José Rocha, CEO na 2Grow Habitat de Inovação; Ricky Ribeiro, cofundador do Mobilize Portal de Mobilidade; e Paulo Cunha, consultor especializado em energia pela FGV.

Lançado em 2020 pelo hub iCities para suprir uma lacuna na formação de gestores públicos e profissionais na área de cidades inteligentes, o Smart City Expert é um programa de capacitação com ambiente horizontal e colaborativo, num ecossistema de aprendizagem, debates e compartilhamento de ideias e projetos. “Além disso, nossos alunos passam a fazer parte da rede de networking e rodadas de negócios do segundo maior evento mundial de cidades inteligentes, o Smart City Expo Curitiba, que terá sua quinta edição realizada em março de 2024”, convida Eduardo Marques, sócio-diretor do iCities.

Além de capacitar profissionais do mercado, o Smart City Expert é uma formação executiva que conecta seus participantes a uma rede de projetos e negócios ligados às smart cities. Com uma metodologia inovadora para capacitar gestores e servidores públicos no desenvolvimento de governos e cidades inteligentes, o programa também é voltado para empresários, pesquisadores e representantes de entidades de classe e do terceiro setor. O Smart City Expert foi o primeiro curso da iCities Academy, que lançou outros formatos de capacitação para governos inteligentes e negócios smart. “Os alunos podem ingressar a qualquer momento, pelo formato cíclico mensal dos módulos. O programa foi desenvolvido com certificação, material didático (e-book), aulas imersivas, palestras e uma videoteca exclusiva. E está alinhado com o Programa Nacional de Capacitação das Cidades (PNCC), a partir do embasamento que a Carta Brasileira de Cidades Inteligentes oferece para que os municípios criem e implementem projetos de smart cities”, explica Marques.

Networking especializado
Um dos diferenciais mais fortes do programa é a rede de networking que se forma no Smart City Expert e continua após o fim do curso. “Ainda temos contato com nossos ex-colegas, alguns deles durante as edições do Smart City Expo Curitiba. Tudo isso é muito positivo. Sinto que no Expert a gente formou uma rede em que podemos contar um com o outro, com muito respeito e profissionalismo, além de um olhar mais humano, com mais cuidado”, destaca a coordenadora, Mariana Melo, que é arquiteta urbanista e ex-aluna da primeira turma do programa. “Foi muito enriquecedor poder fazer o curso com pessoas de alto nível, mesmo eu tendo acabado de sair da faculdade. A gente tinha meio que uma ‘competição saudável’, tentando colocar nosso ponto de vista nos debates, mas tudo de forma leve e descontraída. Independentemente da trajetória de cada um, com mais ou menos experiência, todos estão ali para aprender”, relata Mariana. 

Ela afirma que ter conhecido de perto o programa, como aluna, trouxe uma perspectiva única. “Foi importante porque consigo sempre pensar no aluno, que é nossa prioridade. Outro ponto fundamental sobre a experiência de imersão em smart cities é que esse universo é muito abrangente. É possível trabalhar em diferentes projetos, com equipes que fazem acontecer. A gente fala muito de cidades do futuro, mas hoje já é realidade a atuação de times multidisciplinares. O programa traz muito disso e, de certa forma, uma preparação para o mundo real, porque a graduação tradicional prepara para trabalhar com pessoas que tendem a ser seus pares de profissão. Já o Expert me preparou para que tivesse uma formação multidisciplinar.”

Texto: MARISA VALÉRIO

Redação
Redaçãohttp://www.360news.com.br
1º Hub de notícias sobre inovação e tendências da região Centro-Oeste e Norte do Brasil.

LEIA MAIS

Recomendados