sexta-feira,22 novembro, 2024

Navio cargueiro mais “sustentável” com velas mecânicas chega ao Brasil nesta sexta-feira

Navio Pyxis Ocean deixou a China em agosto em viagem inaugural; equipamento promete reduzir emissão de carbono em 30%

O cargueiro Pyxis Ocean deve chegar nesta sexta-feira ao porto de Paranaguá, no Paraná. A embarcação da Mitsubishi Corporation está a serviço da Cargill e tem um diferencial: velas mecânicas de 37,5 metros, que prometem reduzir a emissão de carbono. No porto brasileiro, o granaleeiro será abastecido com um carregamento de 63 mil toneladas de farelo de soja, concluindo a primeira etapa de sua viagem inaugural com o equipamento.

Apesar de chegar nesta sexta-feira, o navio deverá atracar no porto apenas no dia 25 de setembro.

O Pyxis Ocean, que também tem um motor de combustão tradicional, partiu de Xangai, na China, em meados de agosto. As duas velas mecânicas, desenvolvidas pela BRA Technologies no âmbito projeto WindWings, seriam capazes, segundo a fabricante, de reduzir em 30% a emissão de carbono ao aproveitarem a força do vento para mover o navio de 229 metros de comprimento.

— A indústria marítima está numa jornada para a descarbonização. Não é fácil, mas é emocionante — disse Jan Dieleman, presidente da divisão de transporte marítimo da Cargill, em agosto, pouco após o navio deixar o porto chinês.

Capazes de se movimentar em diferentes posições, as velas são acionadas quando em alto mar para aproveitar a força dos ventos. Um vídeo mostra os equipamentos em operação:

MF Afros é equipado com velas rotatórias e esteve em maio no porto paranaense. — Foto: Divulgação
MF Afros é equipado com velas rotatórias e esteve em maio no porto paranaense. — Foto: Divulgação

O desempenho das velas está sendo monitorado, com o objetivo de reunir informações que garantam o aprimoramento e expansão do projeto, segundo divulgado pela Cargill, em nota. O WindWings conta com financiamento da União Europeia no âmbito do projeto CHEK Horizon 2020, voltado para a descarbonização do transporte marítimo.

Não é a primeira vez que o porto de Paranágua recebe um navio com tecnologia semelhante. Em maio do ano passado, o navio MV Afros atracou no local para descarregar fertilizantes. Ele foi o primeiro do tipo a ser equipado com velas rotatórias, capaz de economizar cerca de 12,5% na emissão de carbono.

Texto: Redação, do Globo

Redação
Redaçãohttp://www.360news.com.br
1º Hub de notícias sobre inovação e tendências da região Centro-Oeste e Norte do Brasil.

LEIA MAIS

Recomendados