Trata-se da categoria Palm Dog, que premia cachorros reais ou animados que se destacaram nos filmes em que participam
O Festival de Cannes é um dos mais conceituados da indústria do Cinema e, anualmente, concede o Palma de Ouro como símbolo máximo de prestígio. Além disso, também é um dos mais diversos, reunindo cineastas renomados e estreantes em sessões para todos os gostos e estilos. No evento, até os cachorros têm vez: o Palm Dog (algo como Palma Canina) é entregue aos pets que se destacaram nos filmes em que participam.
Mutt foi quem inspirou o prêmio (Foto: Palm Dog/Reprodução)
Quentin Tarantino é um dos apoiadores
No começo, a categoria não era famosa por seu prestígio, mas, com o tempo, começou a chamar a atenção de críticos, cineastas e outros profissionais do setor que participavam do Festival de Cannes. O diretor Quentin Tarantino é um deles.
Em 2019, inclusive, o cineasta recebeu o Palm Dog para Brandy, a pitbull interpretada por Sayuri que fez a melhor amiga de Brad Pitt em “Era uma Vez… em Hollywood”.
Já disse a todos que não tenho ideia se vamos ganhar a Palma de Ouro. Não sinto nenhum direito. Mas eu senti que estava em boas condições para ganhar o Palm Dog. Então, quero dedicar isso à minha maravilhosa atriz Brandy.
Quentin Tarantino
Vencedores do Palm Dog de Cannes
- Em 2001, ano que a categoria foi criada, o vencedor foi Otis, que participou do filme “Festa de Aniversário”.
- Um “ator” chegou a vencer duas vezes: Uggie levou a coleira/troféu em 2011, pelo filme “O Artista”, e em 2021, por “O Souvenir – Parte 2”.
- Já quanto aos cachorros animados, o encantador Dug do filme “Up” venceu em 2009.
- O mais recente vencedor foi o border collie Messi, por seu desempenho em “Anatomy of a Fall”, de 2023.
Fonte: Olhar Digital