sexta-feira,22 novembro, 2024

6 comportamentos que atrapalham quem quer chegar à liderança

Algumas características pessoais que transmitimos aos outros podem atrapalhar as perspectivas de assumir um cargo de liderança

Quando os líderes seniores discutem sobre candidatos em reuniões que avaliam funcionários para promoções e cargos de chefia, costumam levar em consideração a narrativa informal que existe sobre a pessoa tanto quanto a narrativa formal – aquela que se refere estritamente à experiência profissional, credenciais e realizações quantificáveis.

É a narrativa informal que muitas vezes fornece informações valiosas sobre o tipo de líder que aquela pessoa provavelmente seria: pela capacidade de influenciar os outros, a forma como aborda conflitos e conversas difíceis, o quão proativamente constrói relacionamentos e como gerencia o estresse em áreas que estão fora de sua zona de conforto.

Alguns aspectos que alimentam a narrativa informal são os micro comportamentos que todos nós apresentamos e que, muitas vezes, são adotados de forma inconsciente. Atitudes cotidianas, a forma de se comunicar e de lidar com as próprias emoções são características pessoais que transmitimos aos outros, mas que podem atrapalhar as perspectivas de assumir um cargo de liderança.

Aqui estão seis desses comportamentos que vi atrapalharem as perspectivas de liderança de profissionais talentosos em todos os tipos de organizações.

1. Deixar que os colegas o interrompam nas reuniões

Interrupções são para as reuniões o que a turbulência é para os pilotos – esperadas e impossíveis de evitar. Dificilmente importa qual tipo de reunião; alguém interrompe um colega para refutar um argumento, para levar a conversa para uma direção diferente ou para mudar o assunto completamente.

A NARRATIVA INFORMAL MUITAS VEZES FORNECE INFORMAÇÕES VALIOSAS SOBRE O TIPO DE LÍDER QUE AQUELA PESSOA SERIA.

Você pode até não pensar muito nisso, mas as pesquisas mostram que, ao mesmo tempo em que a pessoa que interrompe desperta uma antipatia com esse tipo de comportamento, ela ganha status de liderança aos olhos dos outros.

Você, por outro lado, perde pontos de liderança ao permitir as interrupções e, posteriormente, é percebido como tendo menos influência e credibilidade do que seus colegas mais dominantes.

Isso não significa que você deve se preparar para uma briga na próxima reunião de equipe. Mas é bom estar preparado para defender sua posição, para gerenciar tais interrupções e não deixar alguém de igual posição roubar a atenção e ganhar status às suas custas. 

2. Fazer comentários negativos sobre os outros pelas costas

Se o impulso ocasional de desabafar sobre certos colegas pelas costas é algo que você não pode evitar, saiba que isso tem um custo para suas chances de chegar a um cargo de liderança.

A honestidade é um desses critérios cognitivos inatos em que acreditamos para determinar se alguém pode ser confiável para liderar. É melhor ser visto discutindo diretamente com alguém de quem você discorda do que sinalizar sua falta de integridade com gestos mal-educados e comentários depreciativos sobre outra pessoa.

3. Não participar ativamente nas reuniões

Estudo após estudo confirmou-se que falar em reuniões tem relação positiva com crescimento profissional. Isto significa que, em um grupo de pessoas onde todos são aproximadamente iguais em status, aqueles que participam ativamente de discussões em grupo se destacam e deixam a impressão de terem mais qualidades de liderança do que aqueles que não o fazem.

4. Permitir que as suas emoções o dominem

Todos temos dias bons e ruins, mas, nos níveis de liderança há um padrão diferenciado sobre quão livremente podemos expressar nossas emoções. É uma das razões pelas quais o termo “segurança psicológica” chegou ao léxico coorporativo.

É BOM ESTAR PREPARADO PARA NÃO DEIXAR UM COLEGA DE IGUAL POSIÇÃO ROUBAR A ATENÇÃO E GANHAR STATUS ÀS SUAS CUSTAS. 

Você pode se orgulhar de ser o tipo de pessoa transparente, Mas, se os outros sentem que têm que pisar em ovos ao lidar com você, ou que você não controla a frustração com o erro de um membro da equipe, provavelmente receberá um feedback para trabalhar em sua inteligência emocional antes de conseguir assumir um cargo de liderança.

5. Reagir mal a um feedback

feedback, seja positivo ou negativo, apresenta uma oportunidade de aprendizado e desenvolvimento. Se você não está aberto a isso, ou fica na defensiva quando os gerentes apontam oportunidades de crescimento, está sinalizando resistência à mudança, falta de interesse no desenvolvimento de suas capacidades e indiferença em relação ao aprendizado contínuo.

A melhor estratégia para se proteger contra essas percepções é solicitar feedbacks de forma proativa e frequente, além de pedir a ajuda de colegas confiáveis sobre conselhos de como implementar tais sugestões.

6. Focar na sua carreira ignorando as necessidades dos outros

Você é motivado, dedicado e entrega ótimos resultados. Suas avaliações de desempenho são regularmente maravilhosas e os chefes estão felizes em tê-lo na equipe. Mas a narrativa informal sobre você pesa tanto quanto essas realizações: você tende a agir unilateralmente, sem envolver suficientemente os outros; não se concentra o suficiente na tomada de decisões colaborativas; seus colegas reclamam e você não considera as nuances de diferentes situações.

Não há como ter sucesso nas empresas matriciais de hoje sem entender sua dinâmica política, sem antecipar as preocupações dos outros e sem um esforço sincero para estabelecer os tipos de relacionamentos que, em última análise, permitem que você seja uma pessoa influente quando tiver a oportunidade de ocupar um cargo de liderança.

Texto: Harrison Monarth

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