Rede de restaurantes fundada por Dani Félix projeta abrir mais 32 unidades e faturar R$ 158 milhões em 2023
Faz pouco mais de três anos que o empreendedor Dani Félix abriu a primeira unidade do Outbêco na Pavuna, no Rio de Janeiro. Hoje são 126 franquias em funcionamento em cinco estados brasileiros e mais cinco em Portugal. A loja nacional mais recente abriu na primeira semana de setembro no Posto 8, na Barra da Tijuca. De acordo com ele, à exceção das unidades portuguesas, trata-se do primeiro ponto da rede fora de favelas, comunidades ou bairros periféricos. A condição do empreendedor para a “mudança”? Trazer pessoas das classes C, D e E para trabalhar e consumir.
A empresa tem outras 32 lojas negociadas que devem ser inauguradas até o fim do ano. A projeção é fechar 2023 com um faturamento de R$ 158,7 milhões.
O nome não é apenas uma mera semelhança: o negócio foi realmente inspirado na rede Outback Steakhouse, inclusive no cardápio e na proposta de atendimento. “Tem a costela e vários outros, só não usamos os mesmos nomes”, conta o empreendedor.
Félix, 49 anos, não é um novato no franchising: nos anos 2000 ele abriu uma franquia da Wizard na região da Baixada Fluminense. Foi em uma convenção de franqueados da rede de educação em 2010 que ele teve o primeiro insight para abrir um restaurante com experiência em comunidades. “Estávamos em um restaurante fino e outro franqueado me disse: já pensou o pessoal lá da sua unidade em um lugar como esse? Dez anos depois eu fundei o Outbêco com esse objetivo: colocar as pessoas nesse ambiente”, relembra. Com a falência do negócio em 2014, ele resolveu mirar o mercado da gastronomia.
Texto: Paulo Gratão