Incentivado pelo novo Marco Legal, a regionalização dos serviços de saneamento básico avança em Mato Grosso. Para avançar na discussão do tema, que engloba toda a região da Bacia do Sepotuba, Tangará da Serra vai sediar, no próximo dia 28 de setembro, o Seminário da Água, encontro em que serão debatidos os desafios e as propostas para solucionar os problemas na oferta do saneamento. Participarão do evento gestores públicos, especialistas e representantes da sociedade civil.

Direito garantido pela Constituição Federal, com titularidade municipal, o saneamento básico é um conjunto de serviços fundamentais para a população que engloba o abastecimento de água potável, o esgotamento sanitário, a macrodrenagem e o manejo de resíduos sólidos urbanos.

Quinto maior município de Mato Grosso, Tangará da Serra tem buscado solucionar o problema. O prefeito Vander Masson assinou um Termo de Cooperação com o Instituto Movimento Cidades Inteligentes (IMCI), instituto que possui larga experiência na capacitação de municípios, consórcios intermunicipais, aglomerações urbanas e regiões metropolitanas para desenvolverem projetos em diversas áreas prioritárias da gestão pública.

“Nós fizemos um termo de cooperação técnica para tratar desse assunto, para a gente verificar quais são as possibilidades que nós temos, para permitir que o município continue investindo, buscando recursos e alternativas tecnológicas para avançar e atender a população”, destaca Masson.