Executivos de grandes empresas querem construir cidade tecnológica sustentável na Califórnia, mas ainda precisam de aprovação de moradores
Bilionários de empresas localizadas no Vale do Silício – sinônimo de tecnologia e inovação – querem construir uma cidade tecnológica na Califórnia. Nós já falamos sobre o assunto aqui no Olhar Digital. Os executivos já são responsáveis pela compra de mais de 200 km quadrados de terras no estado, avaliadas em US$ 800 milhões, e querem tirar do papel uma cidade sustentável. No entanto, antes disso, eles precisam conquistar o voto dos moradores e líderes da região.
Projeto California Forever
Trata-se do projeto California Forever, lançado pelo executivo Jan Sramek, ex-trader do grupo financeiro Goldman Sachs, em 2018.
O site da iniciativa a descreve como uma oportunidade para uma nova comunidade, empregos locais bem remunerados, fazendas solares e espaço aberto” em Solano, um condado rural entre São Francisco e Sacramento, na Califórnia. Por lá, vivem cerca de 450 mil pessoas.
No entanto, a compra de mais de 202 km quadrados de terras foi feita com o nome de empresa Flannery Associates LLC, que até então era desconhecida. Com US$ 800 milhões investidos no local, além de verbas vindas da Europa, o projeto (e a falta de nomes por trás dele) começou a chamar a atenção da comunidade, do FBI e até das Forças Armadas, que têm uma base próxima.
Cidade sustentável secreta e preocupações
- Uma reportagem do The New York Times revelou a intenção dos executivos por trás do grupo no último dia 29.
- Mais informações sobre o projeto também foram descritas no site do projeto, lançado este ano.
- Além de Jan Sramek, outros executivos do Vale do Silício participam da empreitada, como a filantropa Laurene Powell Jobs, o cofundador do LinkedIn, Reid Hoffman, e o investidor Chris Dixon.
- Sramek justificou que manter a privacidade sobre o assunto era necessário para evitar especulação imobiliária.
E os moradores?
O website escreve que, ao longo dos cinco anos do projeto, mais de 2 mil moradores foram entrevistados. No fim do mês passado, o California Forever divulgou uma nova pesquisa aos residentes para avaliar qual o nível de apoio à nova cidade, enviada via correio. A promessa é de que, em breve, terão pontos físicos para debate.
Isso porque, para conseguirem construir no local, os executivos deverão convencer os moradores a aprovarem o projeto, uma vez que eles são consultados sobre novos empreendimentos.
A iniciativa argumenta que criaria novas casas e ajudaria os novos moradores a financiá-las. O ponto pode ser um atrativo aos moradores, uma vez que a Califórnia sofre com a falta de moradias e, segundo o webiste, 81% das crianças da cidade de Solano não terão onde morar na região onde cresceram.
Falta de planos para cidade sustentável
- No entanto, os planos ainda não estão totalmente claros.
- O congressista Mike Thompson, que representa grande parte do condado de Solano, se reuniu com Sramek para discutir o projeto. Segundo o site Euronews, o executivo disse que o California Forever proporcionaria novas casas, novos empregos e empregadores e ainda poderia ser líder em gestão ambiental.
- Thompson suspeita que, na verdade, o plano seja criar uma cidade elitizada, acusando Jan Sramek de não se importar com os valores locais e apenas visar o lucro. Isso porque o executivo teria dito que o financiamento de casas se daria usando “o seu conhecimento financeiro” porque suas “intenções são grandes”, sem mais detalhes.
- Outras pessoas envolvidas divergem. Algumas acreditam que o empreendimento pode piorar a qualidade de vida no local, enquanto outras veem o potencial de crescimento de serviços do terceiro setor, por exemplo.
- De qualquer forma, o California Forever terá que agradar, pelo menos, a maior parte da população local para realmente sair do papel.
Fonte: Olhar Digital