Baidu é uma das mais recentes empresas a entrar para a lista
Mais de 70 grandes modelos de linguagem (LLM – Large Language Model) de inteligência artificial (IA) com mais de 1 bilhão de parâmetros já foram lançados na China, conforme apontou Robin Li, CEO da Baidu, a mais nova empresa a entrar para essa lista.
O que você precisa saber:
- A Baidu lançou na semana passada seu chatbot de IA ao público;
- A gigante tech foi uma das primeiras a receber aprovação do governo chinês para liberar o produto para o mercado;
- Além dela, outras quatro empresas chinesas também receberam a aprovação, foram elas: SenseChat, Baichuan Intelligent Technology, Zhipu AI e MiniMax;
- Reguladores da China estão divulgando listas de empresas com aprovações;
- Li divulgou o dado durante evento nesta terça-feira (5), em Pequim.
A chegada do ChatGPT, da OpenAI, deu início a uma corrida por produtos de consumo de IA. Vale lembrar que o chatbot não é liberado na China, o que impulsionou o país a produzir, o mais rápido possível, sua própria tecnologia — a Baidu é uma das companhias com maior potencial para competir com a norte-americana.
Não apenas a Baidu, mas diversas outras empresas chinesas também estão nessa disputa. De acordo com a Reuters, por exemplo, a Alibaba pode já ter recebido a aprovação para o seu modelo de IA, Tongyi Qianwen — um porta-voz teria dito à agência que a empresa só está aguardando o lançamento oficial.
Durante o evento, Li aproveitou para informar que a versão mais recente do chatbot de IA da Baidu, Ernie 3.5, tem velocidade de processamento duas vezes maior que a versão anterior, com eficiência 50% melhorada. Ele também revelou que a gigante chinesa lançará uma nova versão em um futuro próximo. Saiba mais detalhes sobre o lançamento do Ernie aqui!
Embora Li tenha citado mais de 70 LLMs liberadas, ainda não foi divulgada uma relação com todas as empresas que já receberam aprovação regulatória.
Fonte: Olhar Digital