Com a operação iniciada em 2023 a plataforma Doris disponibiliza ao consumidor um serviço inédito: um provador virtual para experimentar produtos de forma realista e realizar compras sem sair de casa. A tecnologia, desenvolvida exclusivamente para o recurso, oferece o chamado “experience-commerce”, quando se prioriza a comodidade e conveniência do cliente antes de qualquer estratégia de venda.
Unindo uma solução inovadora de ponta e a expertise de uma equipe de mais de 40 colaboradores e desenvolvedores, a plataforma apresenta um serviço preciso de leitura das medidas e informações do usuário após o upload das fotos. O próximo passo é a reconstrução do corpo, que mantém o tom de pele do consumidor e a inserção das peças por meio da Inteligência Artificial (IA) Generativa.
Para desenvolver a Doris, a equipe contou com uma parceria estratégica entre engenheiros e especialistas em deep learning
Para Marcos de Moraes, CEO da Doris, a nova tecnologia revoluciona o movimento de compra. “O e-commerce não tinha um impulso ou novidade há muitos anos, era necessária uma revolução. Percebemos que comprar roupa ou qualquer outro produto de forma online trazia a mesma experiência para todos os consumidores, sem nenhum atrativo. Por isso investimos e criamos a Doris, que oferece a possibilidade de provar roupas novas sem sair de casa, apenas acessando o site parceiro. Algo semelhante às lojas presenciais, mas feito totalmente online de forma assertiva”, explica o empresário.
Para desenvolver a Doris, a equipe contou com uma parceria estratégica entre engenheiros e especialistas em deep learning, – processo de aprendizado de máquina profundo para que o programa interprete os dados de uma maneira mais natural -, que foi utilizado para o desenvolvimento dos principais fundamentos tecnológicos em IA contando com o feedback de pesquisadores de grandes centros de estudo internacionais. A tecnologia desenvolvida e a precisão que ela entrega na hora da escolha, também impulsionam a taxa de conversão das compras online, o que resulta em segurança ao comprar em ambiente digital.
Foram utilizadas 12 unidades de processamento gráfico (GPUs) NVIDIA V100, com suporte a CUDA, durante quatro meses, para os treinamentos das redes neurais dessa tecnologia. Com acesso realizado totalmente em nuvem, a NVIDIA V100 oferece um desempenho de até 32 unidades central de processamento (CPU) em uma única GPU.
A plataforma utiliza inteligência artificial (IA) generativa, alimentada pelo processo de Deep Learning, para gerar imagens com 96% de precisão em apenas 08 segundos. “Com a Doris, as provas virtuais agora são rápidas, convenientes, fáceis e sem surpresas desagradáveis sobre o caimento da roupa”, disse Eduardo Kuramoto, CIO da companhia.
O benefício também é estimado aos lojistas, além da possibilidade de aumento no ticket médio da compra, a tecnologia de Doris também vai reduzir de forma expressiva o volume de trocas de produtos. “A plataforma é capaz de gerar com precisão peças de vestuário para os consumidores, permitindo que comprem com maior confiança, sem causar dúvidas e, portanto, sem trocas por causa do tamanho”, acrescenta Eduardo.
O desenvolvimento e a aplicação da plataforma Doris contou também com o apoio do programa de aceleração de startups, NVIDIA Inception, oferecido pela empresa que redefiniu a computação gráfica moderna, computação de alto desempenho e Inteligência Artificial (IA), a NVIDIA. Por meio do programa, a empresa teve acesso a consultoria de deep learning, auxílio para a escolha de quais GPUs utilizar nos ambientes de treinamento e produção, além de créditos para o uso de GPUs em nuvem.
Sendo projetado para auxiliar as startups, por meio do acesso à tecnologia qualificada, conhecimento e suporte, o programa conta com mais de 12 mil startups em todo mundo e pouco mais de 500 na América Latina, incluindo a Doris, que já participa do Inception há cerca de um ano.
“Por meio da tecnologia avançada, essa ferramenta inovadora proporcionará mais agilidade para os consumidores. Ficamos satisfeitos em contribuir com a inovação no Brasil por meio do programa NVIDIA Inception, que oferece suporte tecnológico e as ferramentas necessárias para potencializar os resultados, como com a Doris”, ressalta Marcio Aguiar, diretor da divisão Enterprise da NVIDIA para América Latina.
Disponível para o varejo
A expectativa é que Doris seja um marco para o e-commerce e alavanque as vendas de forma expressiva. Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o e-commerce brasileiro tem a expectativa de faturar 200 bilhões de reais até 2024, um mercado que permanece o mesmo há décadas, mesmo após a ascensão da compra via dispositivos móveis.
Para que o comércio integre a plataforma em suas lojas, é preciso disponibilizar uma foto da roupa em uso ou em repouso para que seja digitalizada por meio da IA. O programa detecta automaticamente as medidas e fornece o caimento da peça aos diferentes tamanhos, tons de pele e variações.
Segundo os desenvolvedores, o próximo passo de Doris é dispor da experiência de combinar roupas do site juntamente com as de casa, no guarda-roupa do consumidor, proporcionando possibilidades infinitas de combinações, unindo o real e o digital. Doris está disponível no site das lojas Reserva e Zapalla. Para iniciar a experiência, acesse o site por um dispositivo móvel e clique no Widget “Vista em você”.
Texto: Channel 360º