Ações receberam a visita técnica do especialista americano Doug McCollough e foram pauta no Paiol Digital de agosto
Curitiba é uma das sete finalistas ao título de cidade inteligente do Intelligent Community Forum (ICF) e recebeu a visita do auditor Doug McCollough que também foi o palestrante principal do Paiol Digital de agosto na terça-feira (29/8).
Durante o seu talk na capital paranaense, Doug destacou a importância de entender a diferença de alguns conceitos que servem para classificar o desenvolvimento sustentável como smart versus intelligent e city versus community, lembrando que:
‘Somente uma cidade pode se tornar uma cidade inteligente’,
— explicou Doug.
Depois de visitar inúmeras cidades comprometidas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) desenhados pela Organização das Nações Unidas (ONU), Doug reforçou que a principal conquista das cidades vai além do reconhecimento, mas sim os benefícios voltados à população.
👇 Cidades Inteligentes: 3 ações de sucesso em Curitiba
- Oferta de bicicletas compartilhadas
Em julho, o serviço de bicicletas compartilhadas TemBici estreou em Curitiba. Em apenas um mês de operação, 80 mil deslocamentos foram realizados na cidade. Com opções de bicicletas manuais e elétricas, os pontos mais procurados ficam localizados no Parque Barigui, na Praça 19 de dezembro, na Praça Osório e também em frente à Igreja do Portão.
- Pioneirismo na cobertura 5G
Curitiba é uma cidade referência para todo o país quando o assunto é a implantação da cobertura 5G. Com três anos de antecedência, a cidade publicou um decreto possibilitando a modernização das antenas para a ampliação da cobertura.
Hoje, o 5G está presente nos 75 bairros da capital paranaense, com 237 antenas instaladas e maior capacidade de offload da rede, registrada em 18,17%. Além dos números que impressionam, o decreto também serviu de exemplo para que outras cidades pudessem implementar a nova tecnologia no meio urbano.
- Programa de compostagem voluntária
Outra iniciativa fundamental para o desenvolvimento da cidade está ligada à sustentabilidade. É o ComposTroca, um programa desenvolvido junto às Fazendas Urbanas, que incentiva a prática de compostagem de forma voluntária junto a comunidade.
Essas são apenas algumas das ações que tornam Curitiba mais inteligente e estão contribuindo para fazer a diferença na conquista do título, que terá o resultado anunciado em outubro durante o ICF Global Summit 2023, em Nova Iorque.
Fonte: Globo.com