O ChatGPT, uma das mais famosas ferramentas de inteligência artificial (IA), vai ganhar uma versão corporativa. Sua criadora, a OpenAI, anunciou a novidade da segunda-feira (28).
Chamado de ChatGPT Enterprise, o novo produto promete, por exemplo, “segurança e privacidade a níveis corporativos, acesso ilimitado em alta velocidade ao GPT-4, capacidades avançadas de análise de dados e opções de customização”.
ChatGPT em busca de privacidade
Aclamado como uma ferramenta revolucionária desde que se tornou popular no final de 2022, o ChatGPT sofria com um problema sério acerca de sua adoção por empresas: a privacidade.
A gigante financeira JPMorgan, por exemplo, proibiu o uso da ferramenta por funcionários. Ela temia que os dados compartilhados por eles com o modelo de linguagem fossem adicionados ao seu banco de dados e vazados para outros usuários.
Outras empresas seguiram pelo mesmo caminho, o que reforçou a necessidade de uma opção voltada para a área.
“Você é dono e controla seus dados corporativos com o ChatGPT Enterprise. Nós não treinamos nosso modelo com suas conversas ou dados e ele não aprende com o seu uso”, explicou a OpenAi.
A versão empresarial também é criptografada ponta a ponta e inclui um console de administração que permite gerenciar equipes e ver insights de uso.
A OpenAi já testou a ferramenta em algumas empresas, como a Block, Canva, Carlyle, The Estée Lauder Companies, PwC e Zapier. O ChatGPT Enterprise ainda não está disponível para compra – o que deve acontecer “em breve” – e seu preço não foi revelado.
OpenAi enfrenta concorrência
A popularidade do ChatGPT despertou uma versão moderna de uma corrida do ouro em direção ao melhor modelo de linguagem. O interesse gerado pela tecnologia, aliás, é um dos pregos finais no caixão do hype do metaverso.
A inovação presente na ferramenta da OpenAi fez com que a Microsoft se agilizasse para firmar uma parceria com a empresa e adicionar o GPT-4 em produtos como o Skype, Windows e Bing.
Em seguida, o súbito ganho de liderança da gigante de informática preocupou o Google, que sempre foi reconhecido como uma das empresas com pesquisas mais avançadas na área. A empresa, logo em seguida, lançou sua própria ferramenta, o Google Bard.
Além disso, outras grandes do setor, como a Apple e a Meta, estudam suas próprias alternativas de IA.