A exposição “200 anos de ciência e tecnologia no Brasil: um olhar a partir dos artefatos” vai até 30 de setembro de 2024
A nova exposição do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), no Rio de Janeiro, apresenta ao público objetos científicos e tecnológicos de pesquisa que traçam os caminhos da ciência no Brasil.
A mostra “200 anos de ciência e tecnologia no Brasil: um olhar a partir dos artefatos”, em exposição desde 14 de agosto, conta com cerca de 100 objetos que foram destaque na época em que foram produzidos.
A exposição é divida em duas partes: a primeira conta com artefatos de ciência e tecnologia usados por instituições de pesquisa entre 1822 e 1922. A segunda parte tem objetos utilizados por universidades brasileiras e institutos do Rio de Janeiro entre 1922 e 2022.
Para Marcio Rangel, diretor do MAST, a exposição demonstra a importância do museu em preservar e divulgar a ciência e tecnologia do país.
Além de apresentar os objetos, os institutos que participaram da exibição criaram um patrimônio cultural com a documentação e iconográfica dos projetos importantes da ciência brasileira, destaca o diretor.
Além da produção do conhecimento científico, nossos institutos geraram o que chamamos de patrimônio histórico, um conjunto formado por documentação textual e iconográfica e por objetos/artefatos que participaram de projetos importantes para a ciência brasileira. A nossa missão, como museu, nos permite desempenhar um papel estratégico de transmitir mais rapidamente para a sociedade a ciência produzida nesses espaços.Marcio Rangel, diretor do MAST.
Para a realização da exposição, o MAST realizou parcerias com diversas instituições — a maioria vinculada ao Ministério de Ciência, Cultura e Tecnologia (MCTI) —, que cederam os objetos. Entre elas estão:
- Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), o Instituto Nacional de Tecnologia (INT);
- Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE);
- Observatórios do Valongo e Magnético de Vassouras;
- Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD).
Como observa a museóloga do MAST Cláudia Penha dos Santos, parte dessas instituições não contam com museus. Portanto, a exposição possibilita o acesso do público aos objetos históricos.
Estamos trazendo objetos de instituições que não têm museu, mas que têm um acervo que é importante testemunho do processo de construção da ciência nacional.Cláudia Penha dos Santos, museóloga do MAST.
A mostra “200 anos de ciência e tecnologia no Brasil: um olhar a partir dos artefatos” vai até o dia 30 de setembro de 2024 no segundo andar do MAST, localizado no bairro Vasco da Gama, zona norte do Rio. A entrada para a exposição é gratuita.
Fonte: Olhar Digital