Cortes de cabelo ‘não socialistas’ e outros itens de moda entre a lista relatada de acessórios proibidos
O líder norte-coreano Kim Jong-un proibiu jeans skinny, tainhas e certos piercings corporais como símbolos de um “estilo de vida capitalista”, de acordo com relatórios.
Isso segue um alerta de um jornal estatal de que mais precisa ser feito para impedir que a “cultura capitalista” tome conta do país, disse a agência de notícias sul-coreana Yonhap.
Rodong Sinmum, o jornal oficial do governo norte-coreano, publicou um artigo expressando preocupação com os jovens norte-coreanos cada vez mais adotando as tendências da moda ocidental. “Devemos ser cautelosos até mesmo com o menor sinal do estilo de vida capitalista e lutar para nos livrar deles”, dizia o artigo. As novas regras da moda fazem parte da repressão do regime ao “comportamento anti-socialista”.
O regime comunista declarou ilegal todos, exceto 15 cortes de cabelo “não socialistas” e, em vez disso, emitiu uma ordem sobre estilos de cabelo “adequados”, disse o jornal.
Assim como as tainhas, os cabelos espetados e tingidos não são mais autorizados, segundo documentos publicados pela Liga da Juventude Patriótica Socialista e vistos por Rodong Sinmum. Os membros da organização jovem estatal freqüentemente agem como a “polícia da moda” do país e seus deveres incluem impedir as pessoas de usar roupas que parecem muito “estrangeiras”.
Jeans skinny, piercings no nariz e lábio, bem como camisetas de marca também são proibidos, de acordo com o Metro .
fonte: Yonhap Journal e Metro