sexta-feira,22 novembro, 2024

De Uber a Ford: como as grandes empresas estão se transformando com tecnologia

Painel trouxe três executivos que trabalham em mercados tradicionais, mas que souberam se renovar e adicionar produtos e ferramentas por meio da tecnologia

O Digitalks Expo abrange diversas áreas da tecnologia e traz para seus participantes insights valiosos com grandes marcas do mercado. No painel “Inovação e tecnologia: Desvendando o futuro dos negócios”, foram reunidos três representantes de empresas de mercados tradicionais que se adaptaram para um negócio digital. Com os representantes da Uber, Ford e WeWork, os debates falaram sobre as transformações digitais de cada empresa.

Sendo a WeWork e a Uber empresas que já nasceram dentro do mercado tecnológico, os representantes comentaram sobre o impacto direto que a pandemia causou nos negócios e como cada empresa precisou inventar novos produtos e modelos de operação para sobreviver ao momento conturbado do isolamento.

Uber superou a pandemia com novos modelos de funcionamento

Representando a Uber no painel, Suzana Castro, Head da Uber Direct, explicou que a pandemia trouxe um momento de incerteza para um modelo já consolidado, e assim a Uber precisou se reinventar para manter seus clientes e colaboradores. O primeiro novo produto dessa leva foi a criação do Uber Eats, que dava para os colaboradores a oportunidade de continuar trabalhando, de forma isolada, realizando entregas de restaurantes por meio da própria plataforma da Uber.

Mas a grande virada de chave veio na adaptação desse modelo para a criação da Uber Direct, que é o braço da empresa que realiza entregas last-mile, não só de alimentos mas de qualquer produto, incluindo também entregas entre pessoas físicas. “Na Uber sempre priorizamos o beneficio direto do cliente, se já temos uma frota de escala nacional de carros, por que não acrescentar também motos?”, explica.

WeWork e o confronto com o home office

A pandemia também chegou para obrigar as pessoas a trabalharem de casa e esse movimento foi de encontro com a proposta básica de aluguéis de espaços corporativos criados pela WeWork. Foi assim que a empresa passou a desenvolver outros produtos em seu portfólio, sendo mais do que apenas um aluguel de escritórios para as empresas.

WeWork criou dois novos produtos: o All Access, que permite que o clientes possa utilizar qualquer escritório parceiro da empresa por todo o mundo, e o Workpass, que funciona apenas como uma diária para o cliente que não quer ter uma rotina no escritório, mas que ocasionalmente pode precisar de um ambiente de trabalho fora de casa.

“Muito se fala que grandes empresas são as que tem a possibilidade de falhar diversas vezes e ainda conseguir manter sua proposta, mas na WeWork pensamos diferente. No nosso caso, preferimos nos preparar, estudar e só então lançar nossos produtos, e utilizamos o momento da pandemia para criarmos nossos produtos e soltar para o mercado apenas quando fosse relevante”, conclui Bruna Neves, CPO LaTam da WeWork.

Usando tecnologia para transformar uma empresa fundada há mais de um século

Como terceiro participante do painel, Djalma Brighenti, Diretor de TI da Ford América do Sul, comentou como a fabricante de carros trabalha para incluir cada vez mais processos tecnológicos em seus produtos. “Queríamos que as pessoas sentissem o progresso tecnológico nos carros da Ford na usabilidade, e não apenas em melhorias de motor.”

Djalma explica que a Ford criou um ecossistema para unificar informações de seus carros já quando eles estão saindo da fábrica, assim frequentemente, a equipe de tecnologia da Ford tem informações em tempo real sobre os veículos em circulação.

“Sabe quando seu carro liga uma luz no painel e você não faz ideia do que seja e nem para quem pedir ajuda? Então, agora se o veículo apresentar uma falha relevante, a Ford recebe essa informação na hora, e pode contatar diretamente o cliente explicando o problema e quais medidas devem ser tomadas. É uma nova forma conexão entra fabricante e veículo que chega para ficar”, finaliza Djalma Brighenti, Diretor de TI da Ford América do Sul.

Fonte: Pedro Maranhão

Redação
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