Os professores são as primeiras vítimas da Inteligência Artificial?
A chegada da Inteligência Artificial tem revolucionado o mundo do trabalho. Todos estão assustados com a possibilidade de serem substituídos por um mecanismo de aprendizagem automática. Especialistas como Bill Gates dizem que não há motivo para preocupação, pois eles estão chegando para serem uma ferramenta. Por outro lado, o avanço tecnológico parece estar mostrando outra coisa.
Sistemas como o ChatGPT da Open AI realizam uma impressionante interação, na qual é difícil notar a diferença entre estar a falar com uma máquina e não com uma pessoa. Esta é uma indicação de que estes mecanismos podem começar a substituir um humano.
Uma recente declaração de Bill Gates sobre Inteligência Artificial tenta destacar os benefícios da tecnologia para melhorar o sistema educacional dos jovens nas escolas. Mas, ao mesmo tempo, deixa claro que uma IA é muito melhor do que um professor em uma sala de aula.
Muito poucos estudantes recebem comentários sobre um ensaio de que ‘isso poderia ser mais claro, você realmente pulou esta peça e o raciocínio’. Acredito que a IA será como um grande professor do ensino médio que realmente avalia seu ensaio, e você volta e pensa: ‘Está bem, preciso dar um passo à frente’, disse o magnata americano.
Ele diz que a IA não deveria substituir o professor, mas este deve aceitá-la para não ser deslocado de uma sala de aula.
Quando trazemos nova tecnologia para sala de aula, se não o fizermos corretamente, o professor pensa: ‘Oh, você está tentando denegrir minha criatividade ou liberdade, ou está sugerindo que eu não sou capaz por conta própria?’. E, no entanto, todos sabemos que os professores são heróicos, um dos trabalhos mais importantes e difíceis do mundo”, disse.
Fonte: Metro World News Brasil