Impulsionada pela pandemia de covid-19, a transformação digital é um dos principais fatores para a expansão do mercado de Tecnologia da Informação ao redor do mundo. Empresas de todos os tipos e portes foram forçadas a se reinventar e migrar para o ambiente virtual — aumentando a demanda no setor.
Consequentemente, a área tecnológica passou a exigir ainda mais dos profissionais de TI, que precisaram se manter atualizados frente às inovações do segmento — como inteligência artificial, soluções em nuvem, entre outras tecnologias emergentes. A alta velocidade destas transformações evidenciam a importância da capacitação profissional e a necessidade constante de buscar conhecimento.
Dados do estudo IDC Predictions Brazil 2023, da IDC Brasil, revelam que o setor está previsto para crescer 6,2%, impulsionado pelo consumo de novas tecnologias pelas empresas. Segundo uma previsão do Gartner, os investimentos globais em TI devem atingir US$ 4,7 trilhões em 2023 (R$ 23,3 trilhões) — equivalente ao crescimento de 4,3% em relação ao ano anterior.
Portanto, se você deseja ter uma carreira ou se destacar no mercado de trabalho, é importante entender a importância da capacitação profissional. Confira as dicas de Nadia Guimarães, a sócia-diretora de Operações e Diretora Acadêmica do Instituto Daryus de Ensino Superior Paulista (IDESP), a seguir;
Falta de profissionais qualificados no mercado de TI
Dados apontam que o Brasil possui uma lacuna de 441 mil profissionais de segurança cibernética.Fonte: Getty Images
O mercado de TI enfrenta uma grande lacuna de profissionais capacitados, à medida que as tecnologias avançam. Um estudo realizado em 2021 revela que o Brasil possui uma defasagem de 441 mil profissionais de segurança cibernética, por exemplo.
Os dados ainda projetam que essa força de trabalho precisa crescer 65% para conseguir garantir a segurança das empresas. Vale ressaltar ainda que, em 2022, o Brasil foi o principal alvo de cibercriminosos na América Latina, registrando mais de 285 mil ataques no segundo semestre.
Como se destacar
Para conseguir aproveitar essa oportunidade e crescer no setor, profissionais devem buscar fortalecer seus currículos, através de pesquisas, cursos e o aprimoramento de soft skills. “O estudo constante e a busca por conhecimento são fatores-chave para o sucesso na carreira”, disse a executiva em material enviado à redação do TecMundo.
Além de um bom curso superior e especializações, Guimarães aponta os cursos online como uma ótima alternativa para se manter atualizado em um segmento repleto de “múltiplas tendências”. Essa dica é especialmente importante para aqueles profissionais que desejam se reinserir no mercado.
Já as soft skills são fundamentais, não só para a vida profissional, mas para a pessoal — principalmente para trabalhadores autônomos. Inteligência emocional, habilidades de comunicação, autogestão são competências que irão acompanhá-lo ao longo de sua carreira e não se limitam a um setor ou segmento do mercado.
Como se capacitar?
É possível aprender muito sem sair de casa. Além de plataformas de cursos pagos, como Udemy, Coursera e Allura, muitas universidades oferecem programas gratuitos de capacitação em tecnologia. O YouTube também é uma ótima ferramenta para pesquisas mais rápidas.
Por fim, é importante avaliar o setor em que está inserido ou que deseja ingressar, pesquisar pelas principais demandas — atuais e futuras —, além de conversar com profissionais que estejam atuando ou que possuam experiência na área.
Texto: Giovana Pignati