A Gestão Comportamental é uma abordagem essencial nas organizações modernas, pois reconhece a importância de entender e desenvolver as competências humanas dos colaboradores. Essas competências vão além das habilidades técnicas e conhecimentos específicos relacionados ao trabalho. Elas se referem aos aspectos comportamentais, emocionais e sociais que influenciam diretamente o desempenho e a produtividade dos indivíduos no ambiente de trabalho.
Cilene Noman, especialista em Gestão de Negócios explica que a importância da gestão comportamental em obter os melhores resultados tanto para a empresa, quanto para o colaborador. “Quando a gestão comportamental é praticada nas organizações temos um conjunto de resultados positivos, tais como: a pessoa certa no lugar certo, satisfação pelos resultados, senso de pertencimento e reconhecimento por parte do empregado e a certeza de praticar condutas culturais que permeiam o propósito e significado por parte da organização”, afirma.
As principais competências humanas que as organizações devem valorizar e desenvolver entre seus colaboradores são: comunicação, inteligência emocional, empatia, liderança, perseverança e persistência, gestão de conflitos, relacionamento interpessoal, gestão do tempo, qualidade de atendimento ao cliente.
A especialista comenta que a gestão comportamental pode contribuir para a criação de um ambiente de trabalho saudável e positivo. “Respeito mútuo entre as pessoas, e uma gestão mais humanizada focada no propósito do negócio e na cultura organizacional de forma saudável são algumas das maneiras”, diz.
Além disso, quando o colaborador toma conhecimento da necessidade de desenvolver e praticar as competências comportamentais, suas ações tornam-se mais conscientes e consistentes, focando em eficiência e gerando resultados mais eficazes.
Principais desafios enfrentados pelas organizações ao tentar entender e desenvolver as competências humanas
Primeiramente, compreender que pessoas possuem perfis diferentes, isso envolve “comportamento, personalidade, valores motivacionais, clareza cognitiva” e que ao iniciar este processo terão como desafio:
- Reengenharia de Equipes;
- Necessidades de mudança de pessoal;
- Investimento em T&D;
- Insegurança por parte da equipe, se o processo não for bem disseminado na empresa;
- Mudança de Cultura, se necessário.
Fonte: Cilene Noman, especialista em Gestão de Negócios, Trainer Comportamental e Master Coach. @nomandho – www.nomandho.com.br