A transformação de capa de álbuns de sucesso por meio da inteligência artificial se tornou uma tendência que se espalhou pelas redes sociais no decorrer dos últimos dias. Isso se tornou possível graças ao Generative Fill, do Adobe Photoshop. Ele tornou possível expandir o tamanho de obras de artes famosas, revelando artes imaginárias além das bordas das capas originais.
Conhecida como “outpainting” entre os especialistas de inteligência artificial, essa expansão de imagem é possível graças a um modelo de síntese de imagem chamado Adobe Firefly, que foi treinado em milhões de obras de arte do catálogo de fotos de stock da Adobe.
Foto: Reprodução/Twitter
Quando fornecida uma imagem existente, Firefly utiliza o que sabe sobre outras obras de arte para sintetizar continuações plausíveis da obra original. E quando orientada com prompts de texto que descrevem um cenário específico, os resultados sintetizados podem chegar a lugares incríveis.
Por exemplo, uma expansão da famosa capa do álbum Thriller de Michael Jackson renderizou o resto do corpo de Jackson deitado em um piano. Uma expansão da capa do álbum Teenage Dream de Katy Perry revelou Perry deitada em um gato rosa gigante.
Ferramenta também foi utilizada para memes
Para utilizar a ferramenta Generative Fill, é necessário se inscrever na Creative Cloud e baixar a versão beta do Adobe Photoshop dentro do aplicativo Creative Cloud. Após abrir uma imagem e expandir o tamanho da tela, o usuário deve selecionar a imagem original e inverter a seleção para que a parte externa da tela seja selecionada.
Foto: Reprodução/Twitter
Em seguida, se desejado, o usuário pode digitar uma descrição e clicar em “Generative Fill”. O Photoshop criará imagens para preencher o espaço ao redor da imagem original?. No entanto, as capas de álbuns não são as únicas imagens que foram expandidas recentemente para efeito de diversão nas redes sociais.
Uma postagem no Twitter que expandiu várias imagens de memes famosos recebeu quase 10.000 curtidas em um único dia. No entanto, nem todos estão impressionados com os resultados, e as reações à tendência de expansão de imagens foram mistas entre a comunidade.
Texto: Filipe Carbone