Com o objetivo de cultivar o empreendedorismo desde a base educacional para os desafios do futuro, o Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae/MT) apresentou ações do programa Educação Empreendedora aos profissionais de ensino que participaram do ‘19º Fórum Nacional Ordinário dos Dirigentes Municipais de Educação’, realizado no Centro de Eventos do Pantanal (CEP), em Cuiabá.
Em ação conjunta com o Sebrae Nacional e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Sebrae/MT inspirou os profissionais da área da educação por meio de casos de sucesso praticados por educadores em diversas frentes. A ação é realizada com a aplicação de processo de sensibilização e capacitação em Educação Empreendedora na Educação Básica da Rede Pública de Ensino.
“O programa educação empreendedora dialoga com outras iniciativas do Sebrae relacionadas ao empreendedorismo, entre elas, a inclusão produtiva e o desenvolvimento territorial, sendo que a principal mola propulsora para o desenvolvimento territorial é a educação. A ideia é trazer essa consciência para que a criança tenha a capacidade de poder transformar e mudar a realidade da sua comunidade, realidade do seu pai, realidade da sua família por meio do empreendedorismo”, destacou o diretor Técnico do Sebrae/MT André Schelini.
Sob o tema ‘Sebrae como parceiro na Educação Empreendedora aos novos dirigentes municipais de educação da Undime’, no encontro também foi assinado um memorando de intenções para a continuidade da parceria para o biênio 2024-2026.
Segundo Manoela Alexandre, que é gestora de Educação Empreendedora do Sebrae Nacional, e responsável pela parceria entre o Sebrae e a Undime, esta parceria viabiliza a incorporação das práticas de ensino empreendedor e inovador nas políticas públicas de educação dos municípios.
“Buscamos reunir aqui sinergias, achar as dores que os profissionais da educação possuem e por meio de nossas soluções, de competências empreendedoras ajudá-los a construir um plano de trabalho para os próximos dois anos para atingir, não só os objetivos do Sebrae, mas os objetivos da educação brasileira”, afirma
Entre os destaques apresentados está o da professora Jussara de Araújo, que participou do curso de empreendedorismo do Sebrae/MT e se reinventou como docente da universidade onde leciona. “Levei a metodologia de gamificação para a sala de aula, para fazer com que os estudantes fossem os protagonistas e saíssem da condição de espectador. Estou proporcionando vivências práticas para que eles possam aprender melhor a teoria, gerando aprendizagem significativa”, explicou a professora.
Já a servidora da educação Regina Leite ressalta que o programa de educação empreendedora veio para somar junto às escolas municipais de Nova Xavantina, onde o Sebrae/MT oferece treinamento aos professores que levam a metodologia para a sala de aula.
“O ponto culminante é a feira realizada dentro da escola, onde chega o momento onde os alunos vendem os produtos que desenvolveram durante o projeto. Para eles é um movimento muito grande, de querer reproduzir mensalmente, porque é uma aprendizagem significativa”, diz Regina que já implementou o projeto em quatro escolas da cidade e uma da zona rural.
Centro de Eventos do Pantanal (CEP)
Esta é a primeira vez que o encontro realizado pela Undime tem Cuiabá como a sede, onde foram reunidos cerca de dois mil participantes sob a temática dos “Cenários atuais e os desafios da educação para a próxima década”.
O CEP foi palco de um dos maiores eventos já realizados pela organização, onde cerca de seis mil metros quadrados do CEP foram utilizados, para a instalação de palco para o show nacional com a banda Jota Quest, além de estandes instalados no pavilhão, e de salas multiuso para palestras e rodas de conversas.
O mega evento que começou no domingo (06.08) e seguirá até quinta-feira (09.08), já é considerado o maior fórum, segundo o anfitrião do encontro, Luiz Miguel Martins Garcia, o então presidente da Undime. “É um momento muito especial, histórico pra entidade, é o maior fórum que nós realizamos. É muito interessante ver a gratidão de todos os participantes com relação à qualidade de atendimento que nós estamos tendo aqui”, afirma.
A exemplo deste evento, outras possibilidades são ofertadas pela estrutura do CEP, entre elas palestras, congressos, eventos religiosos na área interna. Com uma área verde que integra o espaço e o entorno do Centro de Eventos do Pantanal, é proporcionado uma conexão com a natureza.
“São diversas as possibilidades e a gente demonstrar isso a cada evento porque cada um tem sua particularidade e requer um tratamento diferenciado, uma experiência diferente. Se é um evento para idoso, nós proporcionamos um tipo de experiência. Se é para um público jovem é outra pegada, para o evento religioso da mesma forma. Quando um congresso da área de agronegócio quer realizar um plantio aí aqui no Centro de Eventos temos toda a possibilidade para proporcionar isso”, completa Charles Padilha, gerente do Centro de Eventos do Pantanal.
Por Assessoria de Imprensa Sebra/MT