Projetado pelo escritório TVK em parceria com o estúdio de paisagismo OLM, a cidade luz torna-se mais sustentável com um amplo jardim no 19º arrondissement
L’îlot fertile, o primeiro bairro com emissão zero de carbono de Paris, na França. Julien Hourcade
O escritório parisiense de arquitetura e urbanismo, TVK, surpreende o mundo com seu mais recente projeto na capital francesa. Nomeado L’îlot fertile (a ilha fértil), a construção faz parte da importante competição Reinventing Paris I e já se destaca como um marco na cidade.
A construção foi projetada em parceria com o estúdio de paisagismo OLM para Linkcity, subsidiária de desenvolvimento imobiliário da Bouygues Bâtiment. Com o intuito de aproximar os moradores da natureza, L’îlot fertile apresenta um jardim aberto no coração da cidade.
Reconhecido como o primeiro bairro de emissão totalmente zero de carbono em Paris, o projeto vai além de sua beleza estética, já que enfatiza o compromisso com a sustentabilidade e o meio ambiente. O prédio está localizado no 19º arrondissement da metrópole e se destaca como maior canteiro de obras de pedra desde a época Haussmann. Com quatro edifícios e cada um com sua forma única, ele utiliza mais de 2.500 m³ – uma quantidade incomum atualmente.
A singularidade do jardim central é o elemento-chave que enriquece o projeto. Juntamente com a escolha cuidadosa do contorno dos edifícios, que permite a criação de jogos de luz, que estabelece vistas deslumbrantes e uma atmosfera agradável.
Bairro localizado no 19º arrondissement possui verde por todos os lados, de forma que aproxima os moradores da natureza e purifica o ar, — Foto: Julien Hourcade
Os terraços contam com cerca de 1.500 m² e tornam-se os destaques das residências. Os espaços são compostos por árvores frutíferas e hortas e transmitem a harmonia perfeita entre a natureza e a vida urbana.
L’îlot fertile acolhe a diversidade funcional, de forma que abriga 13 programas distintos. Entre eles, encontramos 118 alojamentos, uma residência de estudantes com 164 unidades, um albergue da juventude com 230 camas, um hotel com 130 quartos, uma casa para jovens trabalhadores com 159 alojamentos, lojas, equipamentos esportivos, uma incubadora, escritórios e uma horta comunitária. Essa ampla variedade de funcionalidades contribui para criar uma comunidade dinâmica.
O bairro possui quatro prédios, de forma que ocupa 2.500 m³ do espaço. — Foto: Julien Hourcade
Com a criação, o escritório TVK redefiniu os limites entre a arquitetura e urbanismo, com uma visão inspiradora de como viver em harmonia com a cidade e a natureza. Este projeto visionário é um passo adiante para uma Paris mais sustentável e inovadora.
Fonte: Maria Mesquita/ Casa Vogue