O Spotify anunciou nesta semana a expansão de seu serviço de inteligência artificial chamado DJ. Agora disponível em mais 50 países, o recurso utiliza IA para criar uma espécie de locutor para comentar qual será a próxima música de uma playlist, em um formato muito parecido com a rádio sem a propaganda.
O que você precisa saber:
- O Spotify está testando um recurso chamado DJ, que é basicamente a função de um locutor em uma estação de rádio
- Ele comenta qual será a próxima música e até faz ligações com o histórico de reprodução do usuário
- O DJ pode dizer que como você andou escutando muita música dos anos 80, a próxima será uma especial e que fez sucesso naquela mesma época
- Todo o comentário e voz são criados por inteligência artificial, sem ter uma pessoa de verdade falando com o assinante do Spotify
O DJ é um recurso lançado pelo Spotify em maio deste ano e ele é mais um que utiliza inteligência artificial generativa, mas desta vez envolvendo também a sintetização de uma voz. A ideia é colocar informação sobre a música antes dela começar, como dizer que a próxima canção foi um sucesso nos anos de 1980.
Também é possível que o DJ comente seu histórico, como dizer que ficou sabendo de muita música relacionada com verão e a próxima seguirá exatamente este tipo de vibe. Esse é o trabalho comum para um locutor em estação de rádio, mas sem a parte chata da publicidade.
DJ do Spotify fala apenas inglês
Para não quebrar a sensação de uma pessoa falando com você e não vendendo coisas, o recurso é exclusivo para quem assina o Spotify Premium em algum dos planos. O recurso começou e continua como um teste, mas agora em 50 novos países, como Singapura, Paquistão, Filipinas, Nova Zelândia, África do Sul, Reino Unido e Nigéria.
Mesmo com uma lista considerável de países em muitos idiomas diferentes, o Brasil não foi escolhido neste momento. Se por um lado esse detalhe desanima os brasileiros, por outro saiba que em todos os novos países os comentários do DJ são feitos apenas em inglês – então, né, tudo bem não ter por aqui se não fala português.
Fonte:Olhar Digital