O patinete elétrico da startup To-Move tem assento, suspensão e freios a disco – mas sai por um preço relativamente alto
Veículos elétricos pequenos continuam a transformar o mundo da mobilidade. A cada semana, surgem mais modelos únicos e impressionantes de vários fabricantes. Um exemplo é o TOM, um patinete elétrico da startup italiana To-Move.
Para quem tem pressa:
- O TOM é um patinete elétrico “diferentão” da startup italiana To-Move;
- Os diferenciais do patinete são: design dobrável (portanto, compacto) e conforto;
- O patinete tem assento, suspensão (que absorve pequenos solavancos) e freios a disco;
- A To-Move está em processo de captação de recursos, com a produção prevista para começar no outono de 2023.
O recente boom na mobilidade urbana pessoal tem causado um impacto significativo na Europa e na Ásia, mudando a vida de milhares de pessoas.
Em muitos países europeus e asiáticos, bicicletas patinetes elétricos podem ser uma alternativa concreta e sustentável aos carros e transportes públicos.
Patinete elétrico, dobrável e compacto
Em termos de mobilidade urbana, o design dobrável do TOM o torna extremamente compacto quando guardado – característica valiosa para quem vive em cidades com espaço limitado.
Além disso, o TOM possui um assento, oferecendo ao piloto uma posição mais confortável do que um patinete elétrico padrão. Isso possibilita trajetos mais longos.
Para aumentar o conforto, o TOM possui um garfo de suspensão que absorve pequenos solavancos e imperfeições do asfalto, além de freios a disco.
De acordo com a To-Move, o TOM pode ser dobrado em apenas sete segundos, tornando fácil alcançar seu tamanho compacto para ser transportado no porta-malas de um carro, no ônibus ou trem. Ou até mesmo para “estacioná-lo” embaixo da mesa em casa.
No quesito tecnologia, o TOM é alimentado por um motor de cubo traseiro com potência nominal de 500 watts, semelhante aos motores encontrados em bicicletas elétricas voltadas para o deslocamento diário.
A bateria de 750 watts-hora, localizada dentro do quadro do TOM, proporciona aproximadamente 56 quilômetros de autonomia em uma única carga. O carregamento completo leva cerca de quatro horas numa tomada doméstica padrão.
Preço e disponibilidade
Atualmente, o patinete elétrico TOM da To-Move possui um preço relativamente alto na Europa: 2.750 euros (aproximadamente R$ 14,3 mil em conversão direta). No entanto, ele se destaca pelo seu design único e prático.
A To-Move está em processo de captação de recursos no Kickstarter, com a produção prevista para começar no outono de 2023.
Fonte: Pedro Borges Spadoni