Após um breve final de semana de descanso, as segundas-feiras são frequentemente mal-recebidas por muitos. Geralmente, isso acontece porque saímos de um ritmo mais tranquilo e descontraído, e precisamos nos readaptar à intensidade das tarefas.
“A tecnologia pode ser uma grande aliada quando falamos em driblar o que chamamos ‘efeito segundas-feiras’ e aumentar a produtividade no trabalho”, explica Veridiana Cavalheiro, CEO do Agidesk, sistema de gestão e automatização de processos de atendimento, que visa transformar a rotina de trabalho das empresas por meio de dados.
A especialista ressalta que a tecnologia é uma ferramenta poderosa e que equilibrar seu uso é necessário. Por isso, utilizá-la de maneira consciente e estratégica é essencial para adaptar as necessidades específicas de cada cargo ou setor.
Para ajudar na retomada do fôlego para a nova semana, Veridiana Cavalheiro lista 5 dicas. Confira!
- Utilize aplicativos de gerenciamento de tarefas
Atualmente, existem muitas ferramentas e aplicativos disponíveis para organizar tarefas e prioridades. Nestes apps, também é possível criar uma lista de afazeres, definindo prazos e atribuindo prioridades, o que facilita acompanhar o progresso das atividades. - Automatize tarefas
É importante identificar tarefas rotineiras e repetitivas que consomem seu tempo, bem como tentar automatizá-las. Já existem ferramentas de automação que permitem criar fluxos de trabalho automatizados entre diferentes aplicativos e serviços. “Essa virada de chave pode ser ideal para economizar tempo e liberar energia para atividades mais importantes”, explica Veridiana.
- Utilize ferramentas de comunicação
Essencial e eficiente, uma comunicação rápida pode evitar atrasos e garantir a colaboração de uma equipe. Por isso, opte por utilizar as plataformas de comunicação que já estão no mercado, muitas vezes sem custo, para ganhar tempo e manter as orientações e demandas organizadas. - Aproveite o poder da nuvem
Utilize os serviços de armazenamento em nuvem para seus arquivos de trabalho. Isso permite que você acesse seus documentos de qualquer lugar, facilite a colaboração em equipe e evite a perda de dados. - Utilize apps gerenciadores de tempo
Existem aplicativos que auxiliam na produtividade, monitorando e analisando como você usa seu tempo nas tarefas e oferecem insights valiosos sobre seus hábitos de trabalho, que podem ajudar a identificar áreas em que você pode melhorar sua produtividade e eficiência.
Fonte: Portal Edicase