quinta-feira,19 setembro, 2024

A terceirização sob uma gestão estratégica de Tecnologia da Informação

Nas organizações, os CIOs (Chief Information Officers) ou CTOs (Chief Technology Officers) vêm ganhando cada vez mais importância, precisando ir além da área técnica e ter visão holística e sistêmica dos negócios. Controlando várias frentes, um dos fatores que costumam ter grande relevância para este profissional (e para a empresa) é o da previsibilidade dos custos. Além disso, a não implementação de tecnologias emergentes essenciais, como as que possibilitam melhorias na infraestrutura e arquitetura de sistemas, armazenamento na nuvem, compliance, cibersegurança e conformidade à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), não é uma opção. Para evitar ficar para trás no desenvolvimento do mercado, uma opção que permite a concentração no core business da empresa é a da terceirização de alguns serviços de TI (Tecnologia da Informação).

Quando bem contratados, os fornecedores de TI são capazes de ajudar a alavancar o crescimento e agregar valor aos negócios, melhorando a experiência do usuário e evitando a interrupção dos processos. Os parceiros devem atender a necessidades complexas: entender o estágio em que se encontra a área de TI do cliente, desenvolver estratégias operacionais de alto desempenho, otimizar recursos e gerar modernização, eficiência e sustentação. As parcerias também devem propor e implementar soluções de segurança da informação e de gestão de dados, protegendo os sistemas e as operações contra uma série de ameaças virtuais. E para completar, ainda precisam oferecer soluções para o dia a dia, como suporte.

De acordo com Walter Troncoso, sócio da Inove Solutions, startup especializada em TI, transformação e proteção digital, a transformação digital está vinculada à maneira como são alocados os recursos do orçamento de TI, especialmente voltados à inovação e modernização. “É um dos pontos mais importantes. Esta alocação de orçamento em favor da inovação gera, inclusive, mais economia no médio e longo prazo. Desse ponto de vista, a terceirização de certos serviços, sejam de arquitetura, desenvolvimento, data analytics, etc., ajuda a área de TI a ter uma gestão mais dinâmica e precisa, contribuindo com a modernização e inovação, de forma a complementar a atuação da equipe interna, pois as mudanças em tecnologia estão acontecendo de forma muito veloz atualmente.”, destaca o executivo.

Transformação Digital

No passado, era mais comum que as organizações fizessem quase tudo “dentro de casa” e a terceirização de serviços de TI era mais exclusiva. Hoje, entretanto, a opção é vista como válida e viável para agregar expertise e soluções de alta tecnologia dos parceiros aos processos internos. Este caminho traz consigo, inclusive, rapidez para se iniciar a transformação digital das organizações.

Ao contar com serviços que podem ser prestados de forma presencial ou remota, com visitas esporádicas em dias e horários agendados, é fundamental que a empresa contratante conheça bem seus processos internos, para identificar, junto com as contratadas, os pontos que precisam de melhorias. É preciso analisar fatores, como: O que ocasiona as falhas na operação? O que está prejudicando o desempenho do setor? O que pode ser melhorado? 

“Ainda existem no Brasil organizações que mantém estruturas tecnológicas desorganizadas e obsoletas. Por vezes, elas não possuem documentações da área, mapas e inventários dos diferentes níveis, nem uma organização inteligente da arquitetura de sistemas. Nestes casos, é preciso que elas assumam o controle da situação o quanto antes, a fim de enfrentarem os atuais e os novos desafios de negócios que não tardarão a bater na porta da TI”, comenta Walter.

O especialista esclarece que a terceirização de serviços, além de aprimorar a maneira como uma empresa gerencia seus ativos e força de trabalho, elimina os gargalos e permite que a TI alcance melhores resultados para os negócios. E acrescenta: “Contar com apoio para implementar os primeiros passos para a transformação digital e atender às demandas da área é consequência de um diagnóstico de arquitetura completo, que busca reduzir custos, aumentar a eficiência da estruturação e da operação dos sistemas e liberar orçamento para outras ações estratégicas da empresa”.

Outro ponto importante, segundo Walter, é que o mapeamento e redesenho da arquitetura dos sistemas contemplem o médio e o longo prazos, em prol da transformação digital. O trabalho precisa ser capaz de prover uma solução customizada para o negócio, estreitamente alinhado com a estratégia da companhia. Assim, os resultados garantirão o sucesso da empresa.

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