Nova linha da Ortobom usa fibras desenvolvidas a partir de garrafas PET – cada colchão reaproveita cerca de 23 embalagens
Além de evitar que resíduos plásticos cheguem ao mar, é necessário dar para este material um novo destino que não sejam os aterros sanitários ou, pior, lixões. Com esse objetivo, a Ortobom, lançou a campanha “Oceano de Sonhos”, que alerta para a urgência da limpeza dos mares e oceanos e tem como estrela o colchão Liberty, um dos mais vendidos da marca, e o Only, seu colchão embalado à vácuo.
Os dois colchões vão ser revestidos com tecidos criados com fibras produzidas a partir da reciclagem de garrafas PET com grande potencial de contaminação dos oceanos. O processo de fabricação do novo tecido foi desenvolvido pela UNIFI, empresa multinacional que criou as fibras recicladas “REPREVE Our Ocean”. A Ortobom, por sua vez, usa sua tecnologia Oceancare, para criar tecidos que mantém toda aparência, estrutura e propriedades dos fios, substituindo as antigas matérias-primas pelas fibras de garrafas PET.
Para cada colchão revestido com o tecido de fibra reciclável, são utilizadas cerca de 23 garrafas PET descartadas incorretamente próximas às costas dos oceanos. A expectativa da Ortobom é contribuir para a redução do impacto ambiental com a reciclagem de toneladas de garrafas. A utilização de materiais recicláveis, como as garrafas plásticas, reduz a emissão de gases de efeito estufa e a quantidade de resíduos nos mares, além de diminuir a necessidade de extrair novos recursos naturais.
“A crescente conscientização dos consumidores em relação à sustentabilidade e saúde faz com que o mercado de colchões passe por transformações. Para atender essa demanda, a Ortobom tem investido em tecnologias sustentáveis, como a Oceancare, para produzir produtos mais ecológicos e saudáveis para o planeta, contribuindo para a preservação do meio ambiente e a promoção de um futuro mais limpo” diz André Gil, Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Ortobom.
Além de ajudar na preservação dos ecossistemas marinhos e todo o equilíbrio do meio ambiente, os clientes interessados em adquirir os produtos não pagarão a mais pela nova tecnologia. O valor do colchão não sofre alterações e é comercializado no site e em todas as mais de 2 mil lojas da Ortobom no país.
Fonte: CicloVivo – Foto: Ortobom