sábado,23 novembro, 2024

IA não é inimiga da contabilidade

Embora a inteligência artificial não seja de forma alguma uma tecnologia nova, seus parâmetros estão em constante mudança, graças à introdução de novas ferramentas de IA, revolucionando assim o que a IA torna possível. É por essa razão que as manchetes na mídia recentemente têm sido inundadas com menções ao ChatGPT e todas as suas ramificações, incluindo seu impacto nos profissionais de contabilidade.

Assim como pessoas na maioria das outras indústrias, os profissionais no mundo da contabilidade têm questionado como ferramentas de IA, como o ChatGPT, afetarão suas funções, especificamente se a tecnologia é uma ameaça aos seus empregos. É importante reconhecer que a IA, assim como qualquer outro avanço tecnológico, é apenas uma ferramenta que pode e deve ser usada por contadores profissionais para melhorar a qualidade, eficiência e eficácia de seus serviços.

Embora a IA tenha a capacidade de assumir alguns aspectos da função de um profissional de contabilidade, não há motivo para temer o pior no momento. A IA e a tecnologia em geral não vão assumir o trabalho dos contadores profissionais de forma apressada. É importante que as vejamos como facilitadoras na prestação de serviços de maior valor agregado aos clientes e à indústria em geral.

Transcendendo os números na contabilidade

Ignorar a IA não é uma opção viável. Em vez disso, os contadores devem buscar aproveitar a tecnologia por todos os seus benefícios, usando-a como uma ferramenta para se afastar da coleta de dados e das noções estereotipadas de “cálculos numéricos” normalmente associadas à profissão e se voltar para a análise de dados de maneiras que apenas os contadores humanos são capazes.

Essa é a opinião do Instituto Sul-Africano de Contadores Profissionais (SAIPA), que expressou sua posição sobre a IA como uma facilitadora da inovação na profissão e uma porta de entrada para que os contadores aprimorem suas habilidades em áreas relevantes para a quarta revolução industrial.

A SAIPA endossa o uso do ChatGPT e de outros chatbots de IA como um meio para os contadores profissionais conduzirem pesquisas e coletarem dados para apoiar a tomada de decisões e a solução de problemas de gestão. A SAIPA está revisando seus modelos de educação e avaliação com esse fim. No entanto, o foco da aprendizagem será na análise das informações coletadas para apoiar o desenvolvimento do pensamento crítico, ceticismo profissional, solução de problemas e julgamento profissional.

Olhar para a IA de forma mais positiva dessa maneira revela várias vantagens para o profissional de contabilidade com uma mentalidade voltada para o futuro – ou seja, aquele que espera permanecer relevante mantendo suas habilidades, experiência e serviços em conformidade com as demandas em constante mudança das empresas modernas.

Por exemplo, a IA pode ajudar a aplicar políticas corporativas identificando problemas de não conformidade e erros em dados financeiros. Também pode agilizar o processo de entrada e análise de dados reconhecendo e categorizando transações financeiras a partir de imagens de recibos, utilizando isso para fornecer relatórios precisos que os gestores podem examinar e analisar de forma mais eficiente. Em ambos os casos, a tecnologia libera o tempo do contador para se concentrar mais na análise de informações.

Onde a fraude e a corrupção são uma realidade comum e lamentável, a IA pode atuar como uma ferramenta de auditoria independente para avaliar transações e relatórios, prever padrões e detectar uma ampla variedade de irregularidades em dados financeiros.

A IA também pode ser usada na previsão orçamentária para prever o desempenho financeiro futuro de uma empresa com base em dados financeiros históricos e atuais, além de facilitar a preparação de impostos, extraindo informações relevantes de documentos financeiros para serem usadas na criação de declarações de imposto.

Do ponto de vista de aquisição e retenção de talentos, chatbots de IA podem auxiliar nas áreas de recrutamento de RH e experiência do funcionário, agilizando e otimizando processos de RH enquanto oferecem aos candidatos insights personalizados sobre as habilidades que precisam desenvolver, bem como possíveis caminhos de crescimento na empresa e em suas carreiras.

A IA não é uma inimiga; ela nos fornece dados, mas certamente não é um substituto ou uma substituição para a interpretação e expertise humanas. A IA é uma companheira útil e cada vez mais necessária para os contadores profissionais navegarem pela contabilidade e negócios na era digital. Abraçar a tecnologia dessa maneira tem vários benefícios para o indivíduo e a indústria em geral, desde a otimização de processos até permitir que os contadores assumam mais um papel de análise de dados e assessoria junto a seus clientes.

Texto: Rashied Small

Redação
Redaçãohttp://www.360news.com.br
1º Hub de notícias sobre inovação e tendências da região Centro-Oeste e Norte do Brasil.

LEIA MAIS

Recomendados