Três em cada cinco (60%) usuários demonstram intenção de compra de um veículo elétrico ou híbrido como sua próxima aquisição. A tendência se torna ainda mais acentuada entre as famílias mais jovens: 75% das pessoas na faixa etária dos 26-40 anos com filhos tendem a querer um veículo elétrico ou híbrido na sua próxima compra. Foi o que apontou estudo da Allianz Partners realizado em 10 mercados importantes.
Segundo o levantamento, embora existam mais veículos elétricos no mercado do que nunca – havia 450 modelos disponíveis em 2021, o dobro do número disponível em 2018 – o relatório destaca as barreiras que contribuem para a lenta adoção destes veículos, apesar da elevada procura. A falta de infraestrutura para pontos de recarga é um problema significativo, mesmo que o relatório também assinale o potencial de uma revolução liderada pela Inteligência Artificial na tecnologia das baterias que transformaria a autonomia e a velocidade de carregamento.
As ofertas de mobilidade como serviço (mobility as a service – MaaS, do inglês) estão crescendo em vários meios de transporte. Com os automóveis particulares estacionados 92% do tempo, o crescimento da mobilidade compartilhada oferece uma utilização muito mais eficiente dos recursos. Olhando para o futuro, o desenvolvimento de veículos autônomos (ou sem condutor), como os robô-táxis, revolucionaria as ofertas de mobilidade como serviço e aumentaria ainda mais os níveis de adoção.
O relatório explora igualmente o impacto da generalização da micromobilidade. Embora a utilização de e-scooters, e-mopads (ciclomotores elétricos) e e-bikes tenha aumentado significativamente, o seu crescimento tem sido complexo e, por vezes, controverso. A regulamentação tem se esforçado para acompanhar os avanços tecnológicos e, cidades como Paris, têm sido objeto de medidas para restringir a sua utilização. O relatório mostra que a conscientização do público também precisa ser acompanhada: os dados da Allianz Partners mostram que 32% das pessoas não sabem se são obrigadas a fazer um seguro quando utilizam uma e-scooter. Do mesmo modo, 31% das pessoas não tem certeza se é necessário um seguro para utilizar uma e-bike.
Na mesma linha, levantamento da NeoCharge aponta crescimento de 38%, em 12 meses, no número de veículos eletrificados que circulam no Brasil. As unidades passaram de 92.213 para 149.483, entre maio de 2022 e maio de 2023, de acordo com dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), compilados e categorizados pela NeoCharge.
No mesmo período, o número de carros 100% elétricos passou de 6.527 para 14.351, híbridos plug-in saltou de 21.109 para 33.326 unidades; e o de híbridos de 64.577 para 101.896 unidades.
Em termos geográficos, a maior quantidade de veículos eletrificados está nas regiões Sudeste e Sul do Brasil, com destaque para São Paulo (estado e capital), que lideram em todas as categorias.
Dentre as fabricantes, a Toyota lidera em vendas no país, sendo os modelos Corolla (híbrido), Cross (híbrido) e RAV4 (híbrido) os preferidos dos brasileiros e que representam juntos mais de 50% da frota total do país.
Fonte: Redação Monitor Mercantil/ Imagem: Mikes Photography/Pixabay