Depois de anunciar mais um dia de programação – a partir de 2024 serão sete no total –, o Rio2C também definiu a data de sua próxima edição. De 03 a 09 de junho, o maior evento de criatividade da América Latina ocupará novamente a Cidade das Artes com painéis, workshops, pitchings, rodadas de negócios, masterclasses e experiências, reunindo importantes nomes dos mais variados segmentos da indústria criativa do Brasil e do mundo.
Em 2023, ao longo de seis dias, o Rio2C contou com 18 palcos, mais de 1.100 palestrantes, um público de 41.442 pessoas e uma certeza: a criatividade humana, que nos caracteriza e dá origem a artes, tecnologias e indústrias, segue sendo nosso principal patrimônio e aposta de futuro. O conceito de soft power – que se traduz, de maneira resumida, na forma como uma nação projeta culturalmente a sua imagem para o resto do mundo – foi o tema norteador da última edição.
Outro traço marcante da edição foi o otimismo dos participantes com o momento de retomada cultural do Brasil, palpável nos painéis, encontros e conversas, bem como nas mais de mil reuniões de negócios que envolveram 550 executivos (entre players, investidores e mentores) de mais de 30 países.
Além de grandes temas, o evento trouxe para os palcos grandes nomes da música (como Angélique Kidjo, Gilberto Gil, Lyor Cohen, Ludmilla, Seu Jorge, Dilsinho e Ivete Sangalo), do audiovisual (como Fernando Meirelles, Tony Ramos, Adriana Esteves, Lázaro Ramos, Juliana Paes, Ingrid Guimarães, Jantje Friese e Baran bo Odar), do universo digital (como os streamers PlayHard e Coringa, os influenciadores Felipe Neto e Cherrygumms e o empresário Kondzilla), dos esportes (como Rubens Barrichello, Fernanda Garay, Carlos Burle, Fabiana Murer e Bob Burnquist), do jornalismo (como Fátima Bernardes, Pedro Bial, Aline Midlej, Sonia Bridi e Poliana Abritta) e da moda, design, arquitetura e artes (como Lenny Niemeyer, Fred Gelli e Marcelo Rosembaum), bem como Hugh Forrest, copresidente e diretor de programação do SXSW.
Como de praxe, o Rio2C promoveu ainda o encontro do mercado com o poder público, que esteve presente com representantes do Ministério da Cultura, da Ancine, da RioFilme, da Spcine, das Secretarias Estaduais de Cultura e Indústria Criativa, e Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro, além das Secretarias Municipais de Cultura do Rio, de São Paulo e de Salvador. A edição deste ano também ficou marcada pelos desdobramentos de encontros iniciados na Cidade das Artes.
O trabalho do evento para transformar a cidade que o sedia na capital criativa do Brasil rende dividendos objetivos ao município: segundo estimativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação do Rio de Janeiro (SMDEIS), o encontro movimentou mais de R$ 315 milhões na edição deste ano.
Entre as novidades da última edição, um palco dedicado aos jogos eletrônicos (Game+, em parceria com a Player1), outro para a moda, arquitetura, arte e design (Arts&Crafts) e três summits inéditos: o de cultura digital (com a Play9), o de esportes (com o NWB/SBF) e o de mercado de capitais, com foco em criptoativos e ativos verdes (com a Forbes), além do já tradicional summit de marcas e conteúdo do Meio & Mensagem, uma colaboração iniciada em 2018.
Após quatro dias voltados principalmente aos profissionais das indústrias criativas, o fim de semana de encerramento deu espaço à Festivalia, que misturou shows de novos artistas (no PitchingShow) e apresentações de ídolos dos games com oficinas, masterclasses e bate-papos com executivos e empreendedores das indústrias criativas, oferecendo um contato direto e instrutivo para os jovens que almejam fazer parte deste mercado.
Texto: AMAURI ALVES