Novas técnicas e equipamentos revolucionam a prática odontológica, oferecendo diagnósticos ágeis e elevando o patamar de excelência na educação.
A área da odontologia tem passando por mudanças tecnológicas e os benefícios dessa transformação também se estendem ao ensino acadêmico. Pesquisas recentes vêm comprovando que a integração de estruturas tecnológicas no aprendizado de acadêmicos de odontologia tem um impacto significativo, não apenas na área da estética, mas, como um todo, na odontologia.
A professora e coordenadora do curso de odontologia do Centro Universitário Integrado, Dra. Eloisa de Paula, ressalta que estruturas modernas, ambientes planejados e tecnológicos, auxiliam os acadêmicos na visualização e compreensão de procedimentos complexos. “Equipamentos como novos scanners em que é possível fazer imagem da boca do paciente e enviar simultaneamente para especialistas de qualquer parte do mundo, permite que os alunos tenham uma experiência completa com diagnósticos eficazes em casos mais complexos”, explicou a doutora.
Eloisa ressalta que adotar procedimentos online também impactam na biossegurança. “Prontuário eletrônico, uso de aplicativos, aprimoram os processos educacionais no aprendizado dos acadêmicos e garantem agilidade no atendimento, além de concentrar todo o histórico do paciente em apenas um lugar, sem precisar do uso de papéis e arquivos físicos”, enfatizou. Os resultados dessas ferramentas tecnológicas facilitam o acesso a materiais didáticos atualizados, possibilitam uma revisão de conteúdos a qualquer momento e estimulam a interação entre estudantes e professores. A coordenadora ainda explica a importância de incorporar a tecnologia no ensino de odontologia, proporcionando aos acadêmicos uma formação mais abrangente com as demandas da profissão. “A odontologia está em constante evolução, e os futuros dentistas precisam estar preparados para lidar com as mais técnicas e tecnologias disponíveis”.
O uso da tecnologia no ensino de odontologia não substitui a formação prática e clínica, mas complementa e enriquece a experiência educacional dos alunos. A combinação do conhecimento teórico com a aplicação prática é fundamental para a formação de profissionais competentes e preparados para os desafios da odontologia moderna. “Aqui no Centro Universitário Integrado, nossos acadêmicos aprendem a realizar todos os procedimentos de forma analógica em paralelo com o que há de mais tecnológico, por que é importante que saibam realizar todos os protocolos de segurança e de tratamentos das duas maneiras”, afirmou Eloísa.
A adoção de estruturas tecnológicas no aprendizado de acadêmicos de odontologia é um caminho promissor para aprimorar a qualidade da formação profissional, podendo proporcionar uma educação mais interativa, imersiva e direcionada com as demandas atuais, a tecnologia está impulsionando a próxima geração de dentistas. Mas, a coordenadora ressalta. “O Brasil assumiu um caráter muito inovador para a odontologia, num momento de transição da área analógica para tecnologia, mas, os acadêmicos convivem com os dois lados, porque o principal objetivo é preparar o acadêmico para o mercado de trabalho”, finalizou Eloisa.
A valorização da qualidade de ensino, por meio da inovação e investimentos em estruturas avançadas, reflete o compromisso das instituições de ensino superior com a formação de profissionais de odontologia preparados para enfrentar os desafios da profissão e contribuir para o avanço da saúde bucal no país.
O Centro Universitário Integrado deu um passo significativo na área da saúde ao inaugurar sua nova Clínica de Odontologia. A Clínica, projetada para fornecer atendimento de alta qualidade, une conhecimento acadêmico e tecnologia avançada.
A Clínica de Odontologia do Integrado apresenta uma moderna central de esterilização com capacidade para atender simultaneamente até 20 alunos, utilizando um avançado sistema digital de controle de materiais. A adoção do prontuário digital eliminou o uso de papéis, agilizando o processo de atendimento e garantindo maior segurança na gestão das informações dos pacientes.
Com 10 espaços dedicados a cirurgias de maior porte, como biópsias e drenagem de abscessos, o centro hospitalar foi estruturado para proporcionar um ambiente seguro e confortável aos pacientes, seguindo os mais altos padrões de qualidade. Além disso, conta com 36 cadeiras odontológicas equipadas com bombas de sucção de última geração.
As triagens dos pacientes acontecerão a partir do dia 24 de julho, onde os acadêmicos de odontologia iniciarão os atendimentos, sob a supervisão dos professores, proporcionando oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos durante a formação acadêmica. Para agendar consultas, os interessados podem entrar em contato através do número de telefone disponibilizado pela clínica.
Curso de Odontologia Integrado:
O Curso de Odontologia do Centro Universitário Integrado foi inaugurado em 22 de fevereiro de 2021. Com duração de 5 anos e oferecido no período noturno, o curso conta atualmente com 3 turmas, sendo que a primeira turma está prevista para concluir em dezembro de 2025. “A inauguração da Clínica de Odontologia Integrado representa um marco na história da instituição. A estrutura de primeira linha e os equipamentos modernos oferecem aos acadêmicos uma experiência completa e abrangente, proporcionando uma formação de excelência”, afirmou Eloísa.