Nas áreas urbanas, há mais pets do que crianças, aponta pesquisa do Instituto Pet Brasil (2020) feita com dados do IBGE – um indicador de que cães e gatos podem, também, ser um público-alvo para novos negócios. Foi o que apostaram, em 2021, três jovens empreendedores que criaram a Guapeco, uma startup apresentada durante programa de aceleração da Esag Ventures, ligado ao Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).
A ideia de negócio foi inscrita na aceleradora por duas então estudantes da Udesc Esag (e hoje formadas): a CEO Martha Rodrigues (Administração Empresarial) e a COO Júlia Locks (Administração Pública), além do pelo desenvolvedor Thiago Pimentel (CTO). Além da Esag Ventures, a Guapeco passou pelo RME Acelera, da Rede Mulher Empreendedora. Hoje, a Guapeco está no MIDITEC, da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), considerado um dos cinco melhores programas de incubação do mundo.
A Guapeco oferece planos de saúde para animais de estimação (cães e gatos são o foco principal, mas também pode atender aves e roedores) e aposta na tecnologia para facilitar a vida do cliente e turbinar as vendas: a contratação é feita pelo site, onde é possível até agendar atendimentos de serviços para os pets em empresas parceiras.
Os planos de saúde animal da Guapeco já atendem mais de mil pets e a meta é mais que duplicar esse número até o fim de 2023. A startup tem buscado novos mercados – já está também em Curitiba – e lançado mais produtos. O mais recente é um plano que permite reembolsos de até 100% dos gastos em consultas, vacinas, exames e cirurgias, além de descontos de até 30% em outros serviços (banho e tosa, táxi pet, dog hotel e creche).
A startup também trabalha com modelo corporativo (B2B2C), pelo qual as empresas fornecem o benefício aos colaboradores com condições mais atrativas. Entre os early adopters do serviço estão a RD Station e o Grupo Stefanini. Dada a taxa de crescimento dos pets no país (e o interesse das empresas em valorizar os companheiros dos funcionários), a perspectiva da Guapeco é se estabelecer no mercado como um “cachorro grande”.