Tendência é vista como prejudicial para a carreira por especialista, mas pode atrair milhares de visualizações na plataforma
Na era de compartilhamento de vivências na internet, surge uma corrente de jovens que utiliza o TikTok para dividir o momento do pedido de demissão ou o último dia no trabalho. A tendência ganha popularidade desde o primeiro compartilhamento, feito por uma norte-americana, em outubro de 2020. “Danem-se os gerentes, dane-se a empresa! Eu me demito, caramba!”, disse a jovem, aos 19 anos, no antigo ambiente de trabalho, onde afirma ter sofrido assédio moral.
A tendência, apelidada de #quittok, pode exibir a demissão de um funcionário ou mostrar os últimos momentos na empresa. O movimento reflete a maneira como jovens que cresceram em contato com as tecnologias — os nativos digitais — estão dispostos a dividir experiências, boas ou ruins, nas redes sociais.
Pode ser ruim para a carreira
Segundo Luciana Lima, professora de liderança e gestão de pessoas do Insper, o comportamento pode soar como impulsivo e colocar em risco a carreira profissional, por expor a empresa em que atua.
Para ela, a presença constante das mídias sociais estimula o jovem a buscar apoio emocional nas plataformas, mas é preciso saber que existem riscos. Afinal, os “processos seletivos não estão restritos ao momento da entrevista”. As empresas fazem buscas aprofundadas sobre o candidato, e podem não gostar de saber desse ponto do passado.
Por outro lado, a especialista avalia que o comportamento tem o potencial de incentivar a transparência no mundo corporativo, ao “provocar um processo de reflexão da própria empresa com relação às melhorias que ela precisa buscar”. “A empresa, num processo de gerenciamento de reputação, precisa se preocupar com isso”, comenta a especialista.
Tem a ver com contexto social e econômico
O comportamento também está relacionado ao contexto social e econômico, diz Renan Pirelli, professor de economia da FGV. O economista observa que as gerações mais jovens “aprenderam que trocar de trabalho é uma forma de acelerar o processo de aumento de salário e progressão na carreira”.
Aliado a isso, Pirelli destaca que cada vez mais pessoas estão preocupadas com a saúde mental e, no contexto atual, com taxas de desemprego menores e maior recolocação no mercado de trabalho, “há aumento na rotatividade das empresas e nos pedidos de demissão sem maiores preocupações”.
Mudar para melhor
Entretanto, não são em todos os casos que a demissão compartilhada foi um momento conturbado. Priscylla Ferrera, atualmente empreendedora de marketing digital, registrou o momento em que pediu demissão da escola onde atuava como professora de Língua Portuguesa, em Sorocaba (SP).
“Quando eu peço demissão, eu estou entrando no marketing digital. Então, eu vou fazer isso de uma forma esplendorosa: anunciando no TikTok”. Veja abaixo como foi:
Priscylla conta que o conteúdo, compartilhado em dezembro de 2021, trouxe apenas benefícios para a sua carreira. “Consegui alguns clientes por meio do vídeo, e a minha segunda entrevista de emprego no marketing digital”, diz.
Porém, ela acredita que saiu de forma positiva para a empresa. “Eu escrevi uma carta para os diretores explicando todos os motivos. Eu queria que eles soubessem o quanto foi positivo ser professora. Então, toda a equipe se emocionou”, relembra.
Texto: Camila Pergentino