Conhecer a si mesmo é uma tarefa fundamental para tomar decisões conscientes e acertadas. Com a compreensão profunda de quem você é, é possível descobrir as suas qualidades e capacidades, bem como os seus pontos que devem ser melhorados. Além disso, é possível saber lidar com isso tudo e encontrar as oportunidades para desenvolver-se constantemente.
Cilene Noman, especialista em Gestão de Negócios, Trainer Comportamental e Master Coach reforça que o autoconhecimento é a principal fonte de descoberta de um indivíduo, suas preferências, suas emoções, seus pontos fortes, seus motivadores, seus talentos e seus pontos a serem desenvolvidos. “É a oportunidade de um olhar mais profundo e detalhado sobre si”, diz.
Além disso, o autoconhecimento é para a vida e carreira das pessoas porque ele faz com que elas busquem mudanças necessárias para realizar seus sonhos e objetivos pessoais e profissionais. “Ele também potencializa o crescimento como ser humano, pois ele passa a ter um olhar diferenciado sobre si e sobre o outro, minimizando o julgamento e entendo as diferenças”, explica Cilene.
Benefícios do autoconhecimento
- Potencialização dos talentos e competências;
- Direcionamento de uma carreira mais promissora;
- Senso de pertencimento e significado;
- Amplia a consciência para a Autodireção e Autogestão.
Embora muitas pessoas confundam ou achem que tenham o mesmo significado, autoconhecimento e autodesenvolvimento, eles são complementares. “O primeiro é o preparo da terra, o segundo a semeadura, escolha dos grãos e cultivo. O autoconhecimento promove o autodesenvolvimento, ao se descobrir você se torna mais assertivo e efetivo para se desenvolver e promover os resultados que busca”, afirma a master coach.
O autodesenvolvimento é importante para se qualificar em todas as soft skills, sejam elas técnicas ou sócio emocionais, para aprimorar conhecimento e ampliar seus talentos e competências.