quinta-feira,19 setembro, 2024

Sudene debate estratégias para o setor produtivo de tecnologia da informação e comunicação no NE

Workshop realizado na sede da autarquia reuniu instituições parceiras para ampliar ações de fortalecimento neste mercado

Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) realizou um Workshop para debater novas ações de apoio ao ambiente de inovação na região. O evento ocorreu nesta segunda-feira (3) e reuniu representantes de instituições como SebraeSenai e IFPE. O workshop de hoje é uma parceria com o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR) e Universidade de Pernambuco (UPE) Um novo encontro deve ser marcado nas próximas semanas.

O objetivo do evento foi apresentar as ações até o momento realizadas no âmbito da Rota de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), mantida pelo MIDR. Os participantes do encontro também debateram a importância de identificar ações futuras para andamento de atividades em prol do desenvolvimento da TIC na área de atuação da Sudene. A estratégia de criação de rotas de integração, segundo a pasta, é estruturar uma rede policêntrica de municípios inteligentes (smartcities) que seja capaz de alavancar o desenvolvimento de cadeias produtivas regionais sobre o tema.

“Temos uma instituição importante para o desenvolvimento do Nordeste que tem um papel relevante a cumprir. O nosso plano regional, inclusive, já na sua visão estratégica de futuro a inovação como elemento central”, afirmou o Superintendente da Sudene, Danilo Cabral.

Uma das iniciativas da Sudene no setor é o projeto de estímulo às startups. Para impulsionar o desenvolvimento de soluções inovadoras no âmbito do desenvolvimento regional, a Sudene destinou cerca de R$ 6 milhões, através de subvenção econômica, para apoiar 11 iniciativas em que integram o projeto Centelha II, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). A ideia é apoiar projetos em todos os estados da área da superintendência.

“O evento simbolizou a retomada de uma perspectiva transversal das rotas de TIC presentes no Nordeste, colaborando com a questão tecnológica de inovação outras rotas, como a do cordeiro, fruticultura e leite”, explicou José Farias, economista da Sudene. Atualmente, três dos quatros polos que fazem parte do arranjo produtivo de TIC estão localizados na área de atuação da Sudene: Mangue Digital, Paraíba Digital e Sertão Digital.

Também estiveram presentes os representantes das seguintes instituições: Sebrae; Senai; Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene); Universidades Federal e Federal Rural de Pernambuco (UFPE e UFRPE); Instituto Federal de Pernambuco (IFPE); Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe) e Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe).

Fonte: Folha de Pernambuco

360 News
360 Newshttp://www.360news.com.br
1º Hub de notícias sobre inovação e tendências da região Centro-Oeste e Norte do Brasil.

LEIA MAIS

Recomendados