Entre os dias 4 e 7 de julho, será realizado um dos maiores eventos on-line direcionados à juventude com idade entre 12 e 30 anos, que busca orientação sobre qual carreira seguir, avançar nos estudos, empreender, conquistar estabilidade profissional e obter uma formação acadêmica internacional. Trata-se da “4ª Semana da Educação”, que este ano trará convidados de renome no cenário educacional, do empreendedorismo, esporte, indústria e agronegócio.
Todos os encontros poderão ser acessados por meio das plataformas do Linkedin, Twitch, Youtube, Instagram e Facebook da Autossuficiência Brasil, sempre a partir das 20h (Horário de Brasília). Desde a primeira transmissão, em 2020, já somam mais de 100 mil inscritos nesta ação e mais de 300 mil acessos por live. De acordo com Paulo Araújo, gerente da Autossuficiência Brasil, de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, que promove pelo quarto ano consecutivo a iniciativa, o objetivo da Semana da Educação é informar, motivar e inspirar todos os participantes, especialmente os que têm em torno de 12 e 30 anos sobre a importância da educação para uma vida plena e abundante. “Esta é uma oportunidade única de reunir milhares de jovens que acreditam em um mundo melhor. E a educação é o fator principal para se ter uma sociedade mais justa e mais próspera”. O organizador ressalta também que os inscritos poderão “ouvir histórias inspiradoras e conhecer recursos indispensáveis para se alcançar o próximo degrau na educação ou na carreira”, afirmou. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desemprego entre jovens com 14 e 17 anos somava em 2022 mais de 36%; já na faixa etária entre 18 e 24 anos, o índice apontou cerca de 23%. Este é justamente um público-alvo que a Semana da Educação espera atingir e fortalecer. Nesse sentido, uma das convidadas do encontro é Wandreza Bayona, diretora do Instituto Ser +, que apresentará características de empregabilidade para soft skills e hard skills (visando unir competências adquiridas no meio estudantil às habilidades inatas de cada um) com o propósito de preparar o jovem a fim de conseguir uma vaga de trabalho.
Uma das ideias da criação da entidade, para Bayona, “é transformar o Brasil por meio da educação”, conforme idealizado pelo evento. Outra exposição abordará a temática do empreendedorismo juvenil, com Ananda Maia, que atua no Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/SP).
Wellington Gama, do Serviço Nacional do Comércio (Senac) vai apresentar os Cursos Técnicos e Superiores da instituição e respectivamente, o professor Euler Freitas, dará dicas valiosas a respeito do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem); outros assuntos incluem: Bolsa de Estudos da Fundação Estudar, com Anamaíra Spaggiari, Fundo Perpétuo de Educação (financiamento estudantil) com Beatriz Clemente e Viccenzo Benatti, explicará como funcionam os Programas “Pathway e EnglishConnect” voltados ao aprendizado do inglês e preparação para ingressar na Universidade Americana “Brigham Young” (BYU).
A programação contará ainda com palestras de: Bruno Emerick do campo da Tecnologia da Informação, Gabrieli Silva, da área da Indústria e Rubens Quadros, que tratará do tema do agronegócio. João Carlos Cerqueira vai contar sobre sua trajetória até chegar ao Doutorado em Geologia da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e Paloma Jucá, acerca do Doutorado em Farmacologia — cursado na Universidade de São Paulo (USP). Todos serão momentos importantes de interação em que a audiência poderá esclarecer dúvidas. Destaque da Seleção Brasileira de Ginástica participará do evento O atual gestor esportivo do Comitê Olímpico do Brasil e arbitro internacional de ginástica, Mosiah Brentano Rodrigues, que fez parte da Seleção Brasileira até 2012 e participou de competições importantes como os Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004, será um dos convidados notáveis desta edição. Mosiah, que acumula vários títulos, entre eles: cinco medalhas em Jogos Pan-Americanos, foi medalhista em Copas do Mundo e vice-campeão nos Jogos Mundiais Universitários de 2005. O ex-ginasta compartilhará sua experiência ao longo desta caminhada. Mas não é apenas no palco da ginástica que Mosiah brilhou.
Graduado em Educação Física, tem especialização em Administração e Marketing Esportivo, é Mestre pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Curso Avançado de Gestão Esportiva pelo Instituto Olímpico Brasileiro, do Comitê Olímpico do Brasil. Profissionalmente também atuou como treinador de Ginástica Artística no Clube Grêmio Náutico União (categorias de base), diretor do Departamento de Esporte de Alto Rendimento da Secretaria de Esportes do Rio Grande do Sul e coordenador-geral do Bolsa Atleta na Secretaria Nacional de Alto Rendimento. Com toda essa bagagem, em 2020, o atleta foi eleito presidente da Comissão Nacional de Atletas (CNA), função que ocupou até 2022. Mosiah ressalta que esporte e educação são dois temas que caminham juntos. “São complementares e indissociáveis, e incluir o tema esporte na Semana da Educação já é um reforço disso. Fico feliz em poder participar e contribuir”, destacou. No campo esportivo ainda, as irmãs Nadine e Nicoly Agra, que participarão dos Jogos Panamericanos de Karatê este ano, vão fazer uma breve demonstração da modalidade. Frutos da Semana da Educação Um dos participantes na última edição, no ano passado, foi Israel Thiago da Silva, de Jundiaí, São Paulo. Após assistir o evento, o jovem que tem interesse em empreender no campo de consultoria e desenvolvimento de soluções com foco nas áreas administrativas, entendeu um pouco mais sobre estas atribuições e decidiu como primeiro passo: estudar mais e aprimorar tais conhecimentos.
Incentivado na Semana de Educação, iniciou o Pathway (programa de inglês) e em seguida, aplicou para o Curso de Business da BYU, sendo aprovado no final de 2022. De toda essa experiência vivenciada, ele destaca sua crença de que Deus tem um plano de sucesso para cada um. E dentro de tal perspectiva, “essa oportunidade de aprender pelo exemplo de pessoas influentes na sociedade que encontraram independência, me ajuda a planejar e trilhar meu caminho com mais clareza e fé”, declarou. Do mesmo modo, ele motiva todos a participarem da programação deste ano em busca de mais autossuficiência espiritual, secular e temporal. Erlaine Rodrigues Pereira, de Contagem, Minas Gerais, foi convidada por um amigo para prestigiar as atividades da primeira Semana da Educação, em 2020. Ao ouvir as palestras, sentiu vontade de voltar estudar. Na sequência, se inscreveu no vestibular e bolsa para o cursar Marketing. A resposta foi positiva em ambos os processos. “Tenho percebido como as coisas têm mudado rapidamente ao nosso redor e que precisava me atualizar. Todo o conhecimento obtido naquele período representou um diferencial para atingir esses resultados. Aproveito cada um deles a fim de vencer obstáculos e abrir outras portas”. Recémformada, utilizou a experiência apreendida anteriormente e iniciou outra faculdade, desta vez: Educação Física. Nesta nova etapa, recebeu a oportunidade de realizar um estágio remunerado que a auxiliará a se dedicar mais no aprendizado da profissão.
Quem pode participar da Semana da Educação? Público em geral, mas especialmente jovens interessados em ingressar e aprimorar sua carreira profissional. Para se inscrever, e conhecer a programação completa, basta acessar o link https://semanadaeducacao.org/ Sobre a programação: Dia 4 de Julho – 20h Tema do Encontro: “Estudos & Esportes > Descobrir, planejar, refletir e agir cuidando da mente e do corpo”. Abertura: Élder Adilson de Paula Parrella, presidente de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (Brasil); Interação com Elaine Parrella e Marta Caetano Sá (que atua como consultora das organizações de moças e mulheres da Igreja em todo o território nacional). Participação Especial: Mosiah Brentano Rodrigues (Gestor Esportivo do Comitê Olímpico Brasileiro/Ex-Ginasta da Seleção Brasileira).
Mediações feitas por: Paulo Araújo, Flavio Valiati, Caroline Vasselai e Ralph Leles. Dia 5 de Julho – 20h Tema do Encontro: “Empreendedorismo Juvenil & Soft Skills > Desenvolver as competências para vencer”. Wandreza Bayona – Instituto Ser+ (características de empregabilidade para soft skills e hard skills) Ananda Maia – Sebrae/SP (Protagonismo no empreendedorismo juvenil) Weverton Alves (que foi um dos primeiros premiados no “Prêmio Led – Luz na Educação” da Rede Globo/Fundação Roberto Marinho) Isaac Santos – Princípios sobre finanças pessoais (com apenas 14 anos transformou 10 horas de videogame em 10 horas de estudo e se tornou um investidor financeiro) Wellington Gama – Senac (Cursos Técnicos e Superiores) Professor Euler Freitas – Enem Beatriz Clemente – Fundo Perpétuo de Educação Viccenzo Benatti – Pathway e EnglishConnect Experiência e histórias de sucesso no Doutorado, com: João Carlos Cerqueira (Unesp) e Paloma Jucá (USP) Dia 6 de Julho – 20h Tema do Encontro: “Carreiras em Ascenção > Tecnologia, Agronegócio, Indústria 4.0, Big Data e Inteligência Artificial”. Participação da ONG Amigos do Bem (Desenvolve projetos educacionais, de geração de trabalho e renda) Apresentação da Bolsa Benson (Focada na distribuição de bolsas integrais nas áreas de agricultura e alimentação) Bruno Emerick – Tecnologia da Informação (TI) Gabrieli Silva – Industria 4.0 Rubens Quadros – Agronegócio Dia 7 de Julho – 20h Tema do Encontro: “Fortalecer Emocional e Espiritual > Desenvolver a força para enfrentar os desafios do mercado de trabalho”. Brian K. Ashton, presidente da BYU-Pathway Worldwide Aula com Palmênio Castro – Diretor Nacional do Sistema Educacional da Igreja (SEI) Fontes: Paulo Araújo – Gerente de Autossuficiência e Bem-Estar de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.
Fonte: CBN Recife